Quatro passos importantes para começar a carreira na jovem advocacia

O início do jovem profissional no mercado de trabalho não é simples, tampouco fácil. A busca por um emprego estável, a inserção no meio e a construção da carreira são comuns a todas as áreas – e para quem deseja seguir na advocacia não é diferente.

A profissão inicia com desafios que vão além de simplesmente colocar em prática os conhecimentos técnicos aprendidos na graduação. Com a aprovação na prova da OAB, é necessário definir qual vai ser o rumo da carreira: advocacia autônoma, empregada ou associada? Na sequência, vem a conquista de uma carteira de clientes, a consolidação em um mercado disputado e a constante busca por atualização profissional.

Há caminhos e soluções que podem facilitar – e muito – esse início de carreira. Pensando nisso, elencamos 4 dicas para quem está começando na jovem advocacia. São alternativas que, além de úteis para a profissão, auxiliam advogados e advogadas a desenvolverem hábitos e habilidades exigidos em qualquer nível de experiência profissional. Mas, antes, que tal entender o que a jovem advocacia tem de mais desafiador? 😉

Quais são os principais desafios da jovem advocacia?

Não há como definir quais são os desafios absolutos da jovem advocacia. Afinal, na realidade brasileira – em que há inúmeras diferenças econômicas, sociais e regionais – as barreiras que uma pessoa precisa enfrentar não são necessariamente as mesmas que outras. Porém, há alguns pontos que se assemelham a qualquer jovem advogado ou advogada

Um exemplo comum é o de se colocar em um mercado altamente concorrido. No Brasil há mais de 1,2 milhão de advogados e advogadas inscritos no quadro da OAB. Analisando o número, pode até parecer que o mercado está saturado e não há espaço para novos profissionais. Mas a verdade é que, junto disso, surgem demandas cada vez mais específicas, exigindo de profissionais inovação e um olhar focado no cliente – uma boa oportunidade para a jovem advocacia.

Estabelecer uma rede de relacionamentos acaba sendo, ao mesmo tempo, um desafio e uma solução para o início de carreira. Nesse sentido, ter contato próximo de advogados e advogadas experientes pode ser uma excelente alternativa. Isso porque os jovens profissionais têm junto dos mais experientes uma oportunidade de demonstrar suas habilidades – e quem sabe conseguir indicações de clientes ou recomendações profissionais. Além, é claro, de poderem adquirir conhecimentos práticos da área.

O último desafio da jovem advocacia que elencamos é, na verdade, uma constante que segue por toda a carreira profissional na área. Conquistar uma carteira de clientes exige dedicação, trabalho e tempo, ou seja, elementos para além dos resultados no âmbito jurídico. Assim, é importante ter em mente que não há uma fórmula ou receita pronta para conquistar clientes – é preciso se desenvolver a cada dia, entender o mercado e buscar se destacar no meio.

Com os principais desafios em vista, é hora de entender como superá-los. Por isso, elencamos 4 passos simples para quem está começando na jovem advocacia pôr a mão na massa. Confira!

Como ter sucesso na jovem advocacia

1. Defina uma estratégia de carreira

Independente de seguir como profissional autônomo, empregado ou associado, traçar planos e metas de desenvolvimento é uma boa forma de auxiliar no início de carreira. Afinal, em um momento com tantas incertezas, saber onde você quer chegar, quais são os possíveis altos e baixos, os desafios e as prioridades, estimula o trabalho e evita frustrações.

Calma, você não precisa sair por aí respondendo a clássica pergunta “onde você se vê em 5 anos?”. Se fizer sentido para você, vá em frente! Se não, tente elaborar planos em prazos menores e próximos da sua realidade do momento. O importante é estabelecer metas tangíveis e pensar na forma como você vai alcançá-las.

Tente elencar tópicos como: quais serviços irá prestar, quais resultados quer alcançar e em quanto tempo. Por exemplo: vou atuar com direito de família e conquistar 3 novos clientes em 6 meses. 

Com isso, você consegue direcionar seus esforços e saber o que deve priorizar para atingir o objetivo da jovem advocacia.

2. Desenvolva uma boa gestão jurídica

Advogados e advogadas sabem bem a importância do cumprimento de prazos – e o quão negativo isso pode ser para o cliente e para a própria carreira. Por isso, ter uma boa gestão de todos os processos e andamentos, além das informações dos clientes, é fundamental para garantir um bom desempenho profissional.

Ter essa prática como algo da rotina desde a jovem advocacia, além de contribuir para o desenvolvimento profissional, diminui a chance de falhas e frustrações. Isso porque, com uma boa gestão jurídica, o profissional tem acesso aos dados com facilidade e corre menos riscos de perdê-los. Sem falar no ganho em produtividade e tempo, que pode ser dedicado a outras tarefas.

Existem diversas formas de fazer esse tipo de controle. Planilhas, por exemplo, costumam ser a opção de muitos advogados e advogadas – especialmente na jovem advocacia. Por meio delas é possível acompanhar casos e processos, monitorar prazos e anotar informações de clientes. São opções financeiramente viáveis, pois há diversos modelos gratuitos disponíveis, mas que apresentam limitações, como o preenchimento manual (que toma tempo) e o risco de perda das informações.

Pensando no crescimento das demandas e na necessidade de escalar processos de trabalho, uma solução de mercado mais completa é o software jurídico. Desenvolvido para a realidade da advocacia, esse tipo de sistema oferece segurança das informações e automatiza atividades repetitivas e burocráticas. Assim, advogados e advogadas garantem mais tempo para se dedicar a outras tarefas que exigem sua atenção.

No mercado há opções de software jurídico gratuito que facilitam a otimização de atividades na jovem advocacia sem comprometer o orçamento. Nossa dica é prestar atenção e observar qual tipo de ferramenta faz mais sentido para o seu momento profissional.

3. Aposte em ações de marketing jurídico

Com a crescente digitalização de serviços, incluindo os jurídicos, a presença de advogados e advogadas em mídias sociais tem se tornado um importante canal de aquisição de clientes. Porém, não basta apenas criar um perfil e aguardar que o público chegue até você – é necessário utilizá-las de forma estratégica. 

Com ações de marketing jurídico digital é possível construir sua autoridade nas redes e expandir o número de pessoas que conhecem seus serviços. Aplicando essas estratégias ainda na jovem advocacia, você já inicia a carreira chegando a um público com clientes em potencial. E a grande vantagem é que as pessoas saberão os nichos que você domina e terão mais confiança no seu trabalho!

A produção de conteúdo é uma das estratégias para essa construção de autoridade e pode ser realizada em diferentes formatos e plataformas. Uma vantagem é que, inicialmente, qualquer pessoa pode colocá-la em prática, e só depois contar com um profissional para garantir uma atuação mais estratégica e alinhada a outros canais.

O Instagram, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para quem gosta de se comunicar de forma mais dinâmica e de estar próximo do público. Para quem prefere o formato de texto, é possível criar um blog próprio ou fazer parcerias com portais. Um canal no Youtube também tem grande força no formato de vídeo.

Outras ações importantes, e que exigem maior conhecimento técnico, portanto, profissionais de marketing, incluem a criação de site e a elaboração de um calendário de email marketing. Nesse sentido, é importante prestar atenção nas limitações da OAB quanto à publicidade jurídica.

4. Ofereça um atendimento de excelência

Ainda que você já tenha passado por uma das grandes dores da jovem advocacia e conquistado seus primeiros clientes, ainda há o desafio da fidelização do seu público. Assim, garantir um atendimento de qualidade é essencial para garantir o retorno dos clientes e até mesmo indicações futuras.

Nesse sentido, tenha em mente que um bom atendimento vai muito além da atuação jurídica a favor do cliente (ganho de causas, acordo favoráveis, boas consultorias). 

A grande sacada aqui é a sua interação como um todo, ou seja, a comunicação, a atualização sobre a situação do cliente, os relatórios, as ligações, etc. São detalhes que vão garantir uma experiência única de atendimento e fazer as pessoas buscarem novamente seus serviços.

Um recurso bastante útil para garantir uma excelente experiência ao cliente desde o primeiro atendimento é utilizar um manual de atendimento. Mas, calma! Não é nenhum documento com regras e burocracias. Este tipo de material, na verdade, pode ser até mesmo um email. O importante aqui é reunir em um lugar as informações essenciais para o bom relacionamento.

O advogado e colunista do blog da Aurum Mateus Terra compartilhou para download o modelo de manual de atendimento ao cliente que utiliza em seu escritório. Você pode conferir e adaptar para os seus atendimentos clicando aqui: https://materiais.aurum.com.br/modelo-manual-do-cliente-na-advocacia

Lembre-se que o mercado cada vez mais preza pela satisfação dos clientes e contar com ferramentas que garantam uma boa experiência ao seu público pode ser o grande diferencial da sua jovem advocacia.

https://docs.google.com/document/d/1ZUqSBVDXLPLPgiVpndSPuZJC2JmgAr6OtYftdb6wPg4/edit#