Mulheres marcantes na história da Faculdade de Direito: Amanda Flávio de Oliveira

Outra mulher homenageada é a profa Amanda Flávio De Oliveira, primeira diretora da faculdade.Professora associada de Direito na Universidade de Brasília – UNB. Foi professora decana de Direito Econômico dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (2004-2019). Doutora, Mestre e especialista em Direito Econômico pela UFMG. Advogada militante e parecerista, sócia fundadora da Advocacia Amanda Flávio de Oliveira. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais. Conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Diretora da Comissão Permanente de Concorrência do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor- BRASILCON. Membro das comissões de Direito da Concorrência e de Direito do Consumidor da OAB/MG. Foi Diretora da Faculdade de Direito da UFMG, Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Conselheira do Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos, Presidente da Fundação Professor Valle Ferreira, Assessora-chefe da gestão estratégica do Supremo Tribunal Federal, Assessora especial da Presidência do Supremo Tribunal Federal, Presidente do BRASILCON – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor e Membro consultora da Comissão Especial de Direito do Consumidor do Conselho Federal da OAB. Conferencista, participou de inúmeros Congressos no Brasil e em outros países como convidada. Autora de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. (Texto informado pela autora).

Natural de BH, a professora Amanda Flávio de Oliveira, começou a estudar direito na UFMG aos 17 e, na sequência, fez mestrado e doutorado.Se eu virasse uma esquina e encontrasse, hoje, aquela adolescente que fui, meio assustada e cheia de sonhos, entrando na faculdade aos 17 anos, tenho certeza de que ela se orgulharia de mim”, diz Amanda, sem esconder o brilho nos olhos e uma pontinha de emoção. Ser a primeira mulher à frente da instituição não é o mais importante, acredita, pois mais vale a participação de professores e estudantes em várias passagens da história do país, como a luta pela democracia durante a ditadura militar, quando o prédio virou ponto de resistência.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/10/27/interna_gerais,325896/escola-de-lideres-e-de-excelencia-na-area-do-direito-comemora-aniversario-em-bh.shtml

 

  •   Foi Diretora da Faculdade no período de 2011 a 2013.