Como transformar sua tese em um artigo de revista?

Em muitos casos, publicar a tese é um dos requisitos para que os estudantes de pós-graduação concluam seu programa acadêmico. A publicação de descobertas de pesquisas é uma das formas mais importantes de compartilhar dados de pesquisa com a comunidade científica. No entanto, a estrutura nesse caso é diferente da de um artigo de pesquisa.

Uma boa tese requer muito trabalho meticuloso. Muitas vezes, os requisitos para escrever sua dissertação ou tese serão especificados pela sua universidade. Independentemente disso, toda tese deve detalhar uma abordagem metódica para responder a uma questão de pesquisa. Ao publicar artigos com base em sua tese, citar a dissertação é uma boa prática. A definição de “tese” e ” dissertação” depende de onde você está. Na Europa , uma tese é tipicamente associada a um doutorado e descreve pesquisas originais, enquanto uma dissertação é parte de um projeto de pesquisa de pós-graduação, geralmente para um mestrado. Nos EUA, uma tese está associada a um mestrado, enquanto uma dissertação é escrita como parte da obtenção de um doutorado. Em ambos os casos, esses documentos exigem uma abordagem focada para demonstrar que o autor tem conhecimentos na área de pesquisa que escolheu.

A redação de uma dissertação geralmente exige que o autor inclua seções de Resumo, Métodos e Resultados. O Resumo coloca de forma concisa o seu problema de pesquisa, os métodos e as principais descobertas, e geralmente tem menos de 300 palavras. A seção de Métodos deve fornecer detalhes suficientes para que outro pesquisador em seu campo possa reproduzir suas descobertas, e deve descrever o projeto do estudo, o tamanho da amostra, os materiais ou instrumentos, as técnicas de coleta e análise de dados e muito mais. Os Resultados e a seção de Discussão devem descrever as principais conclusões e seu significado. Você também deve discutir o quanto as suas descobertas representam uma novidade.

Transformando uma tese em artigo de revista

Embora ambos contenham seções semelhantes, você não pode simplesmente publicar sua tese como um artigo de pesquisa. Convertê-la em um artigo de jornal é um processo de várias etapas. É importante reconhecer que um artigo é muito mais curto que uma tese. Transformar sua tese em um artigo de revista não é uma simples questão de copiar e colar. Você precisará usar os dados em sua tese como ponto de partida para escrever seu artigo.

muitas diferenças entre uma tese e um artigo de pesquisa:

  1. O resumo de um artigo é geralmente mais curto que o de uma tese.
  2. A Introdução em uma tese é usada para mostrar que você está familiarizado com a literatura da sua área escolhida. Em um trabalho de pesquisa, a introdução é muito mais curta, porque se presume que o público-alvo já está familiarizado com o histórico necessário para entender seu trabalho. A introdução ao seu trabalho, portanto, se concentrará mais em preparar o cenário para os dados e resultados da pesquisa que você está prestes a apresentar.
  3. A seção de Resultados em uma tese incluirá todas as suas descobertas. Em um artigo, isso seria detalhado demais. Os dados nesta seção devem ser apenas o que você precisa para dar apoio ao seu problema ou hipótese de pesquisa. Muitas vezes, os resultados de uma tese podem representar dois ou três artigos diferentes.
  4. A Discussão em um artigo é muito mais focada do que em uma tese. É guiada pelos resultados apresentados no trabalho. Finalmente, apenas artigos realmente mencionados em seu trabalho serão listados na seção de referências.

Escrevendo o artigo

Como pesquisador, você precisa publicar o seu trabalho para avançar em sua carreira e fazer contribuições para a pesquisa. Agora que as diferenças foram delineadas, como você realmente escreve um artigo? Você pode começar selecionando uma revista. Olhe para sua lista de referências bibliográficas. As chances são de que pelo menos alguns dos artigos que você leu tenham sido publicados em revistas cujo escopo corresponderia ao seu trabalho. A seleção de uma revista também permite adaptar o artigo aos requisitos específicos desse periódico.

Para encurtar o texto, extraia os dados que respondem apenas a uma questão de pesquisa. Isso deve resultar em informações mais focadas do que aquelas que a sua tese apresentou. Discuta os resultados no contexto da sua declaração de problema — esse é o foco do seu artigo. Boa linguagem e estrutura são cruciais – o seu artigo pode ser rejeitado mesmo que contenha dados valiosos, se for difícil de entender. Use os seus dados para contar uma história coerente e evite conclusões radicais que seus dados não podem justificar. Certifique-se de que o seu título corresponda ao conteúdo do seu trabalho.

É um requisito acadêmico que você publique seus dados para o benefício da comunidade científica. A estrutura de um artigo para publicação é diferente da estrutura de uma tese. Portanto, publicar a sua dissertação em uma revista vai exigir mais trabalho, mas também pode tornar você um autor publicado!

Fonte: https://www.enago.com.br/academy/how-to-turn-your-thesis-into-a-journal-article/