As histórias em quadrinhos, também conhecidas como HQ’s, são um gênero textual que utiliza linguagem verbal e não-verbal que apareceu no Brasil no século XIX.
O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos é comemorado no dia 30 de janeiro e a escolha desta data se dá porque neste dia em 1869 foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira, “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini. Assim, através da Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, em 1984 ficou instituída a data comemorativa dedicada aos quadrinhos e em homenagem ao trabalho de Agostini.
A história em quadrinhos de maior sucesso no Brasil é a Turma da Mônica, de Maurício de Souza. A produção equivale a 86% do mercado nacional e pode ser encontrada em 40 países, com 14 idiomas diferentes.
As histórias em quadrinhos no Brasil (também chamadas de HQs, gibis, revistinhas,[1] ou historietas[2]) começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A edição de revistas próprias de histórias em quadrinhos no país começou no início do século XX.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil