Dia do Contador de História. Quem conta um conto, aumenta um ponto 20/03

20-de-marco-o-dia-do-contador-de-historias

20 de março é o Dia do Contador de Histórias

A data foi criada na Suécia, em 1991, para reunir os contadores e promover a contação de histórias em todo mundo.

Não é de hoje que essa prática existe, os contadores de histórias atuam há séculos. De certa forma, a evolução da humanidade está diretamente ligada a arte de contar histórias. É só lembrar que até a invenção da escrita, as tradições, conhecimentos e histórias eram passadas oralmente, de geração em geração. E mesmo depois, grande parte da população não sabia ler e escrever e recorria aos contadores de histórias para manter viva a cultura de sua família ou região.

Quem se lembra dos bardos, personagens de filmes e histórias medievais? Esses contadores de história tinham importância fundamental e estratégica. Durante as guerras na Idade Média, eles ajudavam a manter o vivo o espírito de batalha, através das descrições de vitórias dos aliados e derrotas dos inimigos.

Até mesmo parte do conhecimento científico e cultural foi repassado pelos contadores de história. Diversos processos, danças, rituais e comportamentos sobreviveram e chegaram aos nossos dias através da linguagem oral. Os contadores de histórias contribuíram até mesmo para a preservação de alguns idiomas.

Além disso, a função de contador de história está intimamente ligada ao universo lúdico. A importância dessa prática se dá pela construção de estímulos em relação à leitura e ao imaginário. “A narração de histórias é determinante para o desenvolvimento do repertório linguístico, cultural, afetivo e emocional das crianças”, conforme explica Rosana Mont’Alverne Neto – Mestra em Educação pela UFMG, Especialista em Arte-Educação; escritora, editora, sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria e contadora de histórias.

Rosana destaca a importância da contação de histórias para as crianças. “A imaginação e a curiosidade infantis precisam do alimento das histórias para se desenvolverem. Criança que desfruta de momentos de leitura em voz alta e narração de histórias em casa, na escola ou em livrarias possui mais referências para enfrentar as dificuldades da vida, torna-se mais forte e equilibrada emocionalmente, além de mais estimulada a ler e aprender sobre si, o outro e o mundo que a cerca”.

Você já compartilhou com as pessoas que você gosta uma história hoje?

Até uma biblioteca universitária poderia ter um clube de leitura, com contadores de histórias.

https://www.clubeleitura.com.br/20-de-marco-e-o-dia-do-contador-de-historias/