Os tipos de pesquisa científica no Direito: a pesquisa quanto aos seus objetivos

A pesquisa é um processo bilateral de aprendizagem que envolve tanto o indivíduo que a realiza quanto a sociedade que dela participa como destinatária de seus resultados. Em outras palavras, a pesquisa pode ser definida como um conjunto de atividades orientadas e planejadas para o alcance do conhecimento, como já analisamos anteriormente.Toda a pesquisa científica leva em consideração um número variado de critérios distintivos segundo o seu enfoque. De forma mais generalizada, optamos por limitar essas infindáveis classificações a apenas três, a pesquisa quanto aos: objetivos, procedimentos, e objeto.

Neste artigo trataremos da pesquisa quanto aos seus objetivos gerais, sendo possível classificá-la em: exploratória, descritiva e explicativa. As pesquisas exploratórias têm como escopo a familiarização do investigador com o problema, caracterizando-se como um estudo preliminar com vistas a: facilitar a delimitação do tema de trabalho; tornar o objetivo mais explícito; constituir hipóteses; descobrir novos enfoques etc..

Esse tipo de pesquisa servirá como pressuposto para que a monografia possa ser concebida com maior precisão.

Por meio das pesquisas exploratórias, avalia-se a possibilidade de escolher as técnicas mais adequadas e decidir sobre as questões que mais necessitam de atenção e investigação detalhada, tomando-se ciência prévia das potenciais dificuldades que venham a surgir ao longo do desenvolvimento do trabalho.

As técnicas tipicamente utilizadas para essa modalidade de pesquisa são estudos de caso, observações ou análises históricas, pois seus resultados fornecem geralmente dados qualitativos ou quantitativos preciosos, permitindo ao pesquisador avaliar se as teorias e conceitos existentes podem ser aplicados a um determinado problema ou se novas teorias e conceitos devem ser desenvolvidos.

Segundo Selltiz (1967, p. 63), na maioria dos casos, as pesquisas exploratórias envolvem: levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e análise de exemplos que venham a estimular a compreensão.

A pesquisa exploratória apoia-se basicamente em três princípios bastante difundidos, a saber: 1) a aprendizagem melhor se realiza quando parte do conhecido; 2) deve-se buscar sempre ampliar o conhecimento; e 3) esperar respostas racionais pressupõe formulação de perguntas também racionais. Em suma, a pesquisa exploratória nada mais é do que um trabalho preliminar.

As pesquisas descritivas, por sua vez, têm como alvo observar, registrar, analisar e correlacionar fenômenos ou fatos, sem interferir no ambiente analisado, o que significa que os fenômenos são estudados sem que sejam manipulados pelo pesquisador. Juntamente com as pesquisas exploratórias, as descritivas são as mais usadas na área das Ciências Humanas e Sociais.

Como analisam Cervo e Bervian (2003, p. 67), essas pesquisas podem assumir várias configurações: estudos descritivos; pesquisa de opinião; pesquisa de motivação; estudo de caso; e pesquisa documental. Observa Andrade (2003, p. 124) que as pesquisas descritivas são habitualmente solicitadas por sociedades empresariais, institutos pedagógicos e partidos políticos, com o fito de detectar um determinado padrão na coleta de dados.

É notório que o universo classificatório das pesquisas é muito tênue, razão pela qual as pesquisas descritivas aproximam-se muito das exploratórias quando assumem uma forma mais simples.

No entanto, em outros casos, se aproximam das explicativas, quando ultrapassam a identificação das relações das variáveis, procurando estabelecer a natureza dessas relações. (GIL, 2002, p. 42). Em síntese, as pesquisas descritivas, em suas diversas variações, trabalham sobre dados ou fatos colhidos da própria realidade.

As pesquisas explicativas, o último tipo que trataremos neste artigo, assumem um caráter mais complexo em relação às demais, porque além de observar, registrar, analisar e correlacionar fenômenos, procura aprofundar-se no conhecimento da realidade, identificando fatores determinantes para explicar os porquês das coisas. Em contrapartida, está mais sujeita a cometer erros.

De acordo com Gil (2002, p. 42), pode-se dizer que o conhecimento científico está assentado nos resultados oferecidos pelos estudos explicativos, o que não significa, porém, que as pesquisas exploratórias e descritivas tenham menos valor, porque quase sempre constituem uma etapa prévia indispensável para a obtenção de explicações científicas mais consistentes.

A maioria das pesquisas explicativas utiliza-se do método experimental, aquele em que as variáveis são manipuladas de maneira preestabelecida e seus efeitos suficientemente controlados e conhecidos pelo pesquisador para observação do estudo, possibilitando a demonstração dos dados coletados.

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

CERVO, Amado L., BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SELLTIZ, Claire et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967.

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