Citando as fontes no texto

Citação direta

Deve-se reproduzir exatamente o texto ou frase publicados por outro autor ou pelo próprio autor. No texto, deve-se informar o autor, o ano e a página específica ou número do parágrafo em caso de material sem paginação, na lista de referências, deve-se incluir a referência completa. Para citação com menos de 40 palavras, citá-la entre aspas duplas e incorporá-la ao parágrafo. Veja exemplos a seguir:

Caso a citação apareça no meio de uma oração, deve-se utilizar aspas duplas e incluir o ano entre parênteses.

For March (2007), EGOS was conceived “[…] as a kind of intellectual social movement within organizations scholarship, defending, developing and extending a particular point of view and producing, augmenting and proclaiming European resistance […]” (p. 10) to the hegemony of North-American scholars.

Caso a citação apareça no fim da oração, cite a fonte entre parênteses imediatamente depois das aspas.

The analysis of empowerment involves, therefore, “exploring how the different catalysts cause empowerment as well as changes in empowerment capacity at individual and community levels” (Corbett & Keller, 2005, p. 95).

Para citação com 40 palavras ou mais, deve-se apresentá-la em um parágrafo distinto, com recuo à esquerda de 1,3 cm, sem aspas, espaçamento de 1,5 linhas. Em caso de parágrafos dentro da citação, deve-se recuar a primeira linha de cada um com 1,3 cm à esquerda. No final da citação, deve-se informar a fonte e o número da página entre parênteses, depois do ponto final. Veja exemplo abaixo:

Today, the market tends to become the shaping force of society at large, and the peculiar type of organization that meets its requirements has assumed the character of a paradigm for organizing human existence at large. In such circumstances, the market pattern of thinking and language tends to become equivalent to patterns of thinking and language at large; this is the environment of cognitive politics. Established organizational scholarship is uncritical or unaware of these circumstances, and thus is itself a manifestation of the success of cognitive politics. (Guerreiro Ramos, 1989, p. 92)

Caso a fonte seja citada na oração que introduz a citação (por exemplo, “Em 1989, Guerreiro Ramos afirmou que…”), deve-se informar somente o número da página no fim da citação.

Citação direta de material da internet sem paginação

Citações diretas de material eletrônico devem ser citadas informando o autor, o ano e o número de páginas entre parênteses. Em função de muitas fontes eletrônicas não indicarem paginação, inclua o número do parágrafo, caso seja numerado. Utilize a abreviatura “para”. Veja exemplo:

To George and Scerri (2007), “the alternative source for legal information is provided by the free access providers” (para. 7).

Caso o número de páginas ou de parágrafos sejam informados, indicar o título e o número do parágrafo no final da citação, entre parênteses.

Diniz (2014) afirma que a RAE “tem investido no processo de internacionalização e isto inclui: a chamada e publicação de artigos e a participação de pesquisadores estrangeiros em seu comitê editorial” (Internacionalização da RAE-Revista de Administração de Empresas, para. 1).

Quando os títulos são muito longos para serem citados integralmente, deve-se utilizar um título entre aspas para citação entre parênteses.

The alternative source for legal information is provided by the free access providers (Mowbary, Greenleaf, Chung, & Autin, 2007, “Improving stability and performance”, para 7).

Atenção: Deve-se utilizar reticências com os pontos separados em caso de supressão de texto. Exemplo:

“legitimacy is not a commodity to be possessed or exchanged but a condition reflecting cultural alignment . . .” (Scott, 1995, p. 45).

Epígrafes

São apresentadas no início do texto, antes da introdução, com recuo à esquerda de 1,3 cm. Na linha seguinte ao final da epígrafe, incluir nome e sobrenome do autor (se o autor for bem conhecido, incluir somente seu sobrenome), bem como o título da obra, alinhados à direita e precedidos de travessão. Não é preciso incluir a fonte nas Referências.

Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão do mundo.
−Leonardo Boff, A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana

No caso de epígrafes de livros ou periódicos científicos, deve-se citar o autor, ano e a página no fim da epígrafe, em parênteses. É necessário incluir a fonte nas Referências.

While laissez-faire economy was the product of deliberate state action, subsequent restrictions on laissez-faire started in a spontaneous way. Laissez-faire was planned; planning was not. (Polanyi, 2001, p. 147)

 

Trabalhos de um autor

O sistema autor-data sugere que o sobrenome do autor (não deve-se incluir sufixos como Jr.) e o ano sejam inseridos no texto.

Para Cooke (2003), assim, aquilo que é considerado historiografia contribui para a legitimação das instituições, práticas e corpos de conhecimento contemporâneos.

Nesse campo emergente, defende-se, ainda, que estudos históricos dizem respeito ao presente e ao passado, concomitantemente (Cooke, 2003).

Trabalhos de múltiplos autores

Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).

Pozzebon, Diniz, and Jayo (2009) have presented a conceptual framework [Primeira citação no texto]

Pozzebon et al. (2009) have presented a conceptual framework [Citações subsequentes]

Nota: Ao citar um trabalho no texto, deve-se usar “e”/ “and”/ “y” antes de último sobrenome. Para citações entre parênteses, em tabelas, em títulos de figuras e na lista de referências, utilizar “&”.

Gomes e Novaes (2006) reportam que os benefícios são aproveitados por todos os acionistas (Grossman & Hart, 1980)

Para trabalhos com seis autores ou mais, deve-se informar o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico) e o ano na primeira citação e nas subsequentes.

Entidade como autor

Entidades que atuam como autores (corporações, associações, órgãos governamentais, etc) devem ser citadas por extenso sempre que aparecem no texto em caso de nomes longos ou difíceis. Quando a abreviatura é compreensível, pode-se utilizá-la a partir da segunda citação.

Autores com o mesmo sobrenome

Em caso de publicações de dois ou mais autores principais com o mesmo sobrenome, deve-se indicar as iniciais do primeiro autor em todas as citações do texto, mesmo que o ano de publicação seja distinto.

Referências:

Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, 44(3), 105-119.

Lee, P., Yeung, A., & Edwin Cheng, T. (2009). Supplier alliances and environmental uncertainty: An empirical study. International Journal of Production Economics, 120(1), 190-204.

Citações:

According to studies by H. Lee (2002) and P. Lee, Yeung, and Edwin Cheng (2009).

 

Dois ou mais trabalhos dentro dos mesmos parênteses

Devem ser ordenados conforme aparecem na lista de referências. Citações de trabalho no prelo devem ser incluídas por último.

efeitos do desenvolvimento econômico (Puri, 2006, 2007)

Para citações do(s) mesmo(s) autor(es) com o mesmo ano de publicação, utilizar os sufixos a, b, c e assim por diante após o ano.

conforme estudos (Diniz, 2014a, 2014b)

Dois ou mais trabalhos de autores diferentes, quando citados entre parênteses, devem ser apresentados em ordem alfabética

Inúmeros estudos (Barros & Carrieri, 2015; Taupin, 2015)

Fontes secundárias

Deve-se incluir a fonte secundária na lista de referências e no texto, informe a fonte primária seguida da secundária.

Em consonância, uma pesquisa com dados simulados feita por Zwick e Velicer (1986, como citado em Laros e Puente-Palacios, 2004).

Citações de partes específicas de uma fonte

Para citações de partes específicas de uma fonte, deve-se indicar a página, o capítulo, a figura, a tabela ou a equação no local adequado no texto.

(Fleury & Fleury, 2011, capítulo 5)

(Alcadipani, 2005, p. 29)

Citações de texto entre parênteses

Deve-se utilizar vírgula, ao invés de colchetes, para separar data.

(veja Figura 1 de Miotto & Parente, 2015)

https://rae.fgv.br/manual-rae/citando