Toda produção científica, em especial no meio acadêmico, requer algumas regras para sua elaboração. A mais usada é o conjunto de normas técnicas da ABNT. As referências devem respeitar tais normas, sob o risco de cometer plágio caso a fonte de pesquisa seja omitida. Para a utilização de conteúdo audiovisual, não é diferente. Mas você sabe como fazer referência de filme? Acompanhe o artigo a seguir e aprenda.
Filmes e trabalhos acadêmicos
Até alguns anos atrás, a principal fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos eram os livros e periódicos. Porém, com a expansão da internet nos últimos anos, outros tipos de trabalho conquistaram maior espaço. O avanço tecnológico do mundo digital facilitou o alcance a diferentes tipos de mídia, como filmes, documentários, entre outras produções audiovisuais.
Este tipo de mídia é muito importante em cursos como Comunicação Social, Cinema, Produção Audiovisual, entre outros. Por isso, ele pode e deve ser usado na elaboração de trabalhos acadêmicos. Contudo, todo material que tenha sido usado para fundamentar o conteúdo produzido deve ser mencionado no trabalho.
Tal menção ocorre de duas maneiras: através das citações e das referências. Quando abordar a obra no corpo do trabalho, ela deve ser apresentada em forma de citação direta ou indireta.
Enquanto isso, ao final do trabalho – nas Referências – maiores informações sobre a obra devem ser apresentadas, para que o filme seja facilmente localizado por quem tiver acesso à sua produção.
Referência de filme de acordo com a ABNT
As regras a respeito das referências estão previstas na NBR 6023 de 2002, da ABNT. De acordo com ela, as referências de um filme devem conter, obrigatoriamente:
- Título;
- Diretor;
- Produtor;
- Local;
- Produtora;
- Data;
- Especificação do suporte em unidades físicas.
Além disso, é necessário respeitar a pontuação, estilo da fonte, formatação, margens e espaçamento entre linhas. Portanto, de acordo com a ABNT, a referência de filme deve ser apresentada da seguinte maneira:
NOME do filme. Direção: Nome do diretor. Produção de nome do produtor. Local (cidade ou país): Distribuidora do filme, ano de lançamento. Mídia na qual acessou o filme.
Por exemplo:
CORINGA. Direção: Todd Phillips. Produção de Village Roadshow Pictures. Estados Unidos: Warner Bros, 2019. 1 DVD.
Repare no uso dos pontos e letra maiúscula ou minúscula. Quando a produção for nacional, em “local”, coloque o nome da cidade onde a obra foi filmada. Quando o pesquisador não possuir esta informação, é possível colocar apenas o país, como foi o caso do exemplo acima.
Veja a seguir outro modelo de como a referência de filme pode ser feita, com pequenas variações:
NOME do filme. Direção: nome do diretor. Produção: nome do produtor. Local: Distribuidora do filme, ano. Mídia.
Exemplo:
CORINGA; Direção: Todd Phillips. Produção: Village Roadshow Pictures. Estados Unidos: Warner Bros, 2019. 1 DVD.
Neste caso, houve uma pequena alteração na forma como a produtora é apresentada. Este formato também está correto, de acordo com a ABNT. Opcionalmente, você pode também colocar a minutagem ao fim entre parênteses, assim:
CORINGA; Direção: Todd Phillips. Produção: Village Roadshow Pictures. Estados Unidos: Warner Bros, 2019. 1 DVD (123 min.).
Outros itens, como intérpretes e roteiristas, podem ser acrescidos opcionalmente, caso seja relevante para seu trabalho. Para isso, veja como deve ser a pontuação:
CORINGA; Direção: Todd Phillips. Intérpretes: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazi Beetz. Roteiro: Todd Phillips, Scott Silver. Produção: Village Roadshow Pictures. Estados Unidos: Warner Bros, 2019. 1 DVD. (123 min.)
Como fazer referência de vídeos de plataformas online
A NBR 6023, como eu mencionei anteriormente, é de 2002, quando a tecnologia era bem diferente de hoje. Por isso, ainda não há normas específicas para referenciar vídeos do Youtube ou de outras plataformas online. Porém, com base em produções acadêmicas, podemos apresentar a referência da seguinte forma:
Nome do vídeo, produtor, plataforma onde está inserido, data de publicação do vídeo, duração, local de consulta (Disponível em: URL), Acesso em data de acesso.
NOME do vídeo. Direção: nome do diretor. Produção: nome do produtor. Lataforma onde está inserido. Data de publicação do vídeo. Duração. Disponível em: <URL>. Acesso em: data.