Como citar o material obtido na Internet

 

1. COMO FAZER REFERÊNCIA A UM DOCUMENTO ELETRÔNICO

Os documentos – textos, figuras estáticas ou em movimento, gráficos, sons ou uma combinação deles – podem estar armazenados sob diferentes modalidades de apresentação. Eles podem ser capturados ou consultados sob diferentes protocolos. Os que surgem com maior freqüência são:

  • HTTP – Hypertext transfer protocol (usado pelo WWW – World wide web),

  • FTP – File transfer protocol,

  • TELNET,

  • Gopher.

Um documento eletrônico também pode ser:

  • uma mensagem enviada para uma lista de discussão;

  • uma mensagem reenviada para lista de discussão, mensagem essa contendo anotações ou comentários efetuados por terceiros;

  • uma mensagem pessoal.

Existem, ainda, os periódicos eletrônicos enviados automaticamente a seus assinantes via correio eletrônico e aqueles que ficam disponíveis para consulta via Gopher e na WWW.

Os elementos básicos que compõem uma referência a um documento eletrônico são os seguintes:

  • identificação da autoria ,

  • título da obra,

  • local onde o documento encontra-se armazenado,

  • data.

Identificação da autoria:

Nome da pessoa na forma habitual – sobrenome, prenome – ou da entidade responsável pelo documento, conforme o caso. Essa informação pode ser – quase sempre – obtida com facilidade. Se não for possível obter o nome da pessoa ou da entidade responsável por ele, deve ser indicado o título do documento.

Título da obra:

Título e subtítulo do documento. Se não estiver indicado, deve-se usar as primeiras quatro ou cinco palavras da primeira linha de texto.

Local onde o documento encontra-se armazenado:

O modo de informação do local depende do protocolo utilizado ou da forma de gerenciamento do arquivo no servidor. Para o HTTP (WWW), FTP, TELNET e Gopher indica-se o URL. – Uniform Resource Locator . Quando se tratar de mensagem distribuída por uma lista de discussão indica-se o nome da lista e o endereço do servidor que gerencia a lista. No caso de mensagens pessoais, não vejo necessidade de indicar qualquer endereço.

Data:

É a indicada no documento. Se não estiver indicada, é a data de captura ou de consulta ao arquivo. No caso de mensagem, é a data que o remetente tiver indicado no texto de sua mensagem. Se essa data não tiver sido informada, é a data em que o computador enviou a mensagem ao destinatário. Eventualmente pode-se informar as duas datas, principalmente se o documento for uma versão provisória e isto estiver nele indicado. Tal como na referência a textos convencionais, se a data estiver contida na publicação e nela estiver indicado o mês, indica-se o nome do mês no idioma original.

A esses elementos proponho acrescentar a palavra [online] (assim mesmo: em inglês e entre colchetes) e mais a expressão Disponível na Internet.

Vale destacar a importância do tamanho da letra – maiúscula ou minúscula – na indicação do nome do arquivo e do local onde ele encontra-se armazenado. Se no lugar de uma letra minúscula for digitada uma letra maiúscula – ou o contrário – é muito provável que o documento não seja localizado.


2. EXEMPLOS


Nos exemplos apresentados tem-se uma adaptação da forma geral a cada caso em particular.

2.1 Texto obtido ou consultado no WWW.

Forma geral:

AUTOR. Título da obra. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: endereço do computador e caminho. Data.

Exemplos:

BROWN, Haines. Chicago style citation of computers documents. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://neal.cstateu.edu/history/chicago.html. Arquivo capturado em 15 de maio de 1996

ISO – International Standard Organization. Excerpts from ISO Draft International Standard 690-2. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.nicbnc.ca/iso/tc46sc9/standard/690-2e.htm#7.12.1. 1996. Arquivo capturado em 8 de maio de 1996.

2.2 Texto obtido ou consultado no gopher

Forma geral:

AUTOR. Título da obra. [online] Disponível na Internet via Gopher. URL: endereço do computador e caminho. Data.

Exemplo:

BRASIL. RNP – Rede Nacional de Pesquisa. Histórico da Rede Nacional de Pesquisa. [online] Disponível na Internet via gopher. URL: gopher://cocada.nc-rj.rnp.br:70/00/info-rnp/como-comecou. Arquivo capturado em 19 de maio de 1996.

2.3 Texto capturado via FTP

Forma geral:

AUTOR. Título da obra. [online] Disponível na Internet via FTP. URL: endereço do computador. Diretório: diretório e subdiretório. Arquivo: nome do arquivo. Data.

Exemplos:

HAUBEN, Ronda. Unix and computer science. (From work in progress.) [online] Disponível na Internet via FTP. URL: ftp.umcc.umich.edu. Diretório: /pub/users/ronda. Arquivo: x.1_unix_cs. Arquivo capturado em 06 de maio de 1996.

KEHOE, Brendam P. Zen and the art of the Internet. [online] Disponível na Internet via FTP. URL: csn.org. Diretório: pub/net. Arquivo: zen. 1992.

A indicação do local onde encontra-se o arquivo pode ser feita de forma direta, sem as palavras Diretório e Arquivo. Assim:

HAUBEN, Ronda. Unix and computer science. (From work in progress.) [online] Disponível na Internet via FTP. URL: ftp.umcc.umich.edu/pub/users/ronda/x.1_unix_cs. Arquivo capturado em 06 de maio de 1996.

KEHOE, Brendam P. Zen and the art of the Internet.[online] Disponível na Internet via FTP. URL: csn.org/pub/net/zen. 1992.

No caso do FTP, o computador pode ser indicado tanto pelo nome quanto pelo número dele (Internet number).

2.4 Texto obtido via correio eletrônico

Forma geral:

AUTOR. Título da obra. [online]. Disponível na Internet via correio eletrônico: endereço. Mensagem: texto da mensagem. Data.

Alguns comentários sobre o endereço, a mensagem e a data:

Endereço:
endereço do computador para onde deve ser enviada a mensagem que solicita o arquivo referenciado.
Mensagem:
texto da mensagem enviada para captura do arquivo.
Data:
data contida no documento capturado. Se a data não estiver indicada no próprio documento, informa-se a data em que o documento foi remetido pelo computador que o armazena.

Exemplo:

RINALDI, Arlene. The net user guidelines and netiquette. [online]. Disponível na Internet via correio eletrônico: almanac@esusda.gov. Mensagem: send docs-gen rinaldi-netiquette. July 1994.

Quando a mensagem que solicita o documento tiver que estar contida em duas linhas consecutivas, isto deve ser indicado da seguinte forma:

MARINE A. et al. FYI on questions and answers. Answers to commonly asked “New Internet user” questions. RFC 1594. [online] Disponível na Internet via correio eletrônico: rfc-info@isi.edu.
Mensagem: retrieve: rfc doc-id:rfc1594 March 1994.

2.5 Mensagem recebida de lista de discussão

Forma geral:

Autor. Assunto. [online] Disponível na Internet. Mensagem recebida da lista nome-da-lista administrada pelo servidor computador@subdomínio.domínio. Data.

Exemplo:

TAYLOR, Diana. WWW weatherfax images. Disponível na Internet. Mensagem recebida da lista YACHT-L administrada pelo servidor listserv@hearn.bitnet. April 17, 1996.

Caso se trate de resposta de terceiros, a entrada dar-se-á pelo nome do autor da mensagem original ou do autor do comentário, dependendo do texto referenciado – a mensagem original ou o comentário. Quando se tratar de mensagem-resposta, o assunto deve vir precedido de RE (reply).

2.6 Mensagem pessoal

Autor. Assunto. [online] Mensagem pessoal enviada para o autor. Data.

Exemplo:

SILVA, J. Citação de textos eletrônicos. [online] Mensagem pessoal enviada para o autor. 20 de maio de 1996.

Não há razão para indicar “disponível na Internet”: a mensagem é pessoal e não está disponível para consulta pelos curiosos (ou pesquisadores…). Também não vejo motivo para indicar o endereço particular do autor da mensagem.

2.7 Periódicos eletrônicos

Forma geral:

Nome do periódico. [online] Disponível na Internet via correio eletrônico: endereço. Nome do responsável. Volume, número. Data.

Exemplo:

The computists’ comunique: Full moon edition. [online] Disponível na Internet via correio eletrônico: laws@ai.sri.com. Publisher/Editor Dr. Keneth I. Laws. V. 6, n. 32. May 2 1996.

No caso de referência a periódico eletrônico como um todo obtido mediante assinatura, não se indica o conteúdo da mensagem que o solicita, uma vez que o envio da publicação para o assinante é automático. O endereço eletrônico indicado é do editor ou da entidade responsável pela publicação.

Para referência a um artigo contido em periódico eletrônico:

Título do artigo. Nome do periódico. [online] Disponível na Internet via correio eletrônico: endereço. Nome do responsável. Volume, número. Data.

Exemplo:

Application development. The computists’ comunique. Full moon edition. [online] Disponível na Internet via correio eletrônico: laws@ai.sri.com. Publisher/Editor Dr Keneth I. Laws. V. 6, n. 32. May 2 1996.

Se o artigo for assinado, o nome do autor deve preceder o título do artigo.


3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Apresentação de citações em documentos. NBR 10520. Rio de Janeiro, Out/1988.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Referências bibliográficas. NBR 6023. Rio de Janeiro, Ago/1989.

BROWN, Haines. Citations of electronic documents in an electronic document. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://neal.cstateu.edu/history/chicago.html. Arquivo capturado em 17 de maio de 1996.

CARON, Rosaire. Comment citer un document électronique? [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.bibl.ulaval.ca/doelec. 1995.

ISO – International Standard Organization. Excerpts from ISO Draft International Standard 690-2. [online] Disponível na Internet via WWW. URL:

http://www.nicbnc.ca/iso/tc46sc9/standard/690-2e.htm#7.12.1. 1996. Arquivo capturado em 8 de maio de 1996.

LI, Xia and Crane, Nancy B. Electronic style: a guide to citing electronic information. Westport: Meckler, 1993.

http://www2.assis.unesp.br/egalhard/Internet1.htm