Faculdade de Medicina lança guia prático para uso do Moodle

E-book reúne instruções básicas e avançadas sobre as potencialidades da plataforma

Capa do guia, a segunda publicação com instruções sobre o ensino remoto
Capa do guia, a segunda publicação com instruções sobre o ensino remoto lançada na Faculdade de MedicinaReprodução

O programa de inserção da tecnologia no ensino na área da saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, o AVAS21, acaba de publicar o Guia prático para uso do Moodle, o segundo e-book do projeto. A obra, que contém instruções sobre o uso da plataforma no cotidiano do ensino, é direcionada a professores e discentes do ensino superior. Ação de extensão da Faculdade, o e-book foi produzido em parceria com o Centro de Comunicação Social (CCS) e com o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes).

De acordo com a professora do Departamento de Clínica Médica e coordenadora do AVAS21, Rosália Morais Torres, o objetivo da publicação é facilitar e tornar possível, no cotidiano do ensino, a utilização plena da plataforma Moodle pelos professores e alunos. “O conteúdo é apresentado de maneira simples e didática. É ilustrado com prints e oferece um passo a passo para exploração de diferentes recursos que facilitam a jornada do professor e sua interação com os alunos”, explica a coordenadora.

Desmitificando a plataforma
e-book tem cinco capítulos dedicados à apresentação de funções básicas, das ferramentas de edição de conteúdos e de outras funcionalidades da plataforma. Alguns dos tópicos abordados são a adição de arquivos e pastas à plataforma, a criação de tarefas virtuais para submissão e a construção de questionários para resolução.

“À primeira vista, o Moodle pode parecer pouco amigável ou intuitivo. Essa percepção leva muitas pessoas a não utilizar a plataforma ou mesmo encontrar mais dificuldades para entendê-la que as que ela realmente apresenta. O e-book foi pensado para desmitificar o Moodle e para estimular o acesso e o contato com suas potencialidades”, explica a professora Priscila Ferri Liu, do Departamento de Pediatria e primeira autora da obra.

Segundo ela, o maior desafio da equipe foi selecionar, entre os diversos recursos e atividades que a plataforma oferece, aqueles que são mais aplicáveis na prática do ensino remoto emergencial. “Acreditamos ter conseguido vencer esse desafio com as sugestões de vários professores e alunos que participaram do projeto”, comenta a Priscila. Outros cinco docentes e oito estudantes colaboraram com a publicação.

Continuidade
O manual com instruções para uso do Moodle é o segundo e-book publicado pela equipe do AVAS21. Em julho, o programa lançou o Guia prático para uso de plataformas virtuais e ensino remoto, com informações técnicas e de inclusão digital para docentes e discentes da Faculdade.

Além da explicação dos principais pontos práticos das plataformas Google Meet, Zoom, Skype, Microsoft Teams e RNP Conferência Web, a publicação contém informações sobre a chamada etiqueta digital – comportamentos adequados nas interações virtuais de ensino –, os principais pontos sobre direitos autorais e de imagem no contexto de sala de aula virtual e um glossário dos principais termos.