Comunidade da UFMG já pode solicitar acesso à plataforma de e-books literários

Além do acesso ilimitado aos usuários do CP e do Coltec, a plataforma ‘Árvore de Livros’ também pode ser acessada simultaneamente por até 40 usuários da comunidade universitária em geral

Para suprir a demanda dos alunos do Colégio Técnico (Coltec) e do Centro Pedagógico (CP) por obras de literatura, foi adquirida, no início do semestre, a plataforma de leitura digital Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo os clássicos e lançamentos. No início deste mês de outubro foram agendados treinamentos e enviados, para os e-mails dos alunos e dos professores do CP e do Coltec, os logins e senhas que garantem acesso ilimitado ao conteúdo da plataforma.

Como contrapartida por essa aquisição, a Árvore de Livros forneceu, para a Biblioteca Universitária, 40 licenças-volantes. Isso significa que, além de ser disponibilizado para as comunidades do Coltec e do CP, todo o conteúdo da plataforma também poderá ser acessado, simultaneamente, por até outros 40 usuários da comunidade universitária. Dessas licenças, 10 serão administradas pela Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, diretamente com os usuários de lá, dando prioridade para os deficientes visuais. Já as outras 30 licenças serão administradas pelo Espaço de Leitura da Biblioteca Central e poderão ser solicitadas por toda a comunidade da UFMG.

Para solicitar o acesso às licenças do Espaço de Leitura, basta enviar um e-mail para   bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br , solicitando o código para  acessar a plataforma Árvore de livros. O usuário terá 30 dias para navegar por toda a plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade de licenças-volantes no momento do pedido.

Como acessar

A plataforma Árvore de livros pode ser acessada diretamente no navegador ou pelo aplicativo baixado no smartphone ou tablet, sendo que o aplicativo oferece a possibilidade de baixar até três livros para ler offline. Após inserir o login – código de acesso fornecido via e-mail pelo Espaço de Leitura -, o usuário encontrará, na tela inicial, curadorias de livros selecionados de acordo com sua faixa etária e temas da atualidade.

Na prateleira de ‘Destaques’ são apresentados livros recentes que dialogam com as temáticas em voga no mês. Em ‘Coleções Árvore’, o leitor encontra obras sobre temas atuais como a luta feminista e pensamentos políticos. E em ‘Sugestões para você’, livros recomendados de acordo com os hábitos de leitura do usuário identificados pela plataforma. Há também uma prateleira ‘Continuar lendo’ com todas as obras abertas pelo leitor e a página na qual ele parou, bem como outras sugestões de navegação.

 

Nos ‘Destaques’, vários livros de terror e suspense combinam com o clima do dia das bruxas comemorado neste mês de outubro

 

Além de navegar por essas prateleiras de indicações, também é possível pesquisar por itens do acervo inserindo o título, nome do autor, nome da editora, palavra-chave ou temática que se queira pesquisar. Após clicar na obra encontrada, o leitor é direcionado para uma tela intermediária, com o resumo da obra, botão ‘Ler Agora’, e botões para favoritar ou indicar a obra para outros leitores. Os livros favoritos e indicados ficam salvos no menu superior da tela inicial. Também nesse menu, no item ‘Banca’, o usuário tem acesso a jornais e revistas de várias partes do mundo. A pesquisa do conteúdo jornalístico pode ser feita por país, língua, categoria ou tipo.

 

 

Na ‘Banca’ da Árvore de Livros, é possível acessar jornais e revistas de várias partes do mundo

 

No momento da leitura dos livros, clicando em ‘Ler Agora’ e na engrenagem do canto superior direito, os leitores conseguem aumentar o tamanho da fonte, mudar a cor do fundo da tela, além de acessar a lista de capítulos. Podem optar por fazer uma leitura dinâmica, clicando nas setas, com a possibilidade de inserir comentários nas páginas, ou podem dar dois cliques no centro da tela e fazer a leitura fixa no formato PDF, para ver mais detalhes de livros com ilustrações, por exemplo.

Esses são os principais recursos disponíveis para o público em geral. Já para os administradores, como os professores e bibliotecários, também é disponibilizada a realização de atividades com imagens, questões objetivas, vídeos, comentários e a indicação de livros para turmas. Além disso, tanto professores, quanto os bibliotecários, que têm o acesso de administrador, podem gerar relatórios sobre a quantidade de livros lidos, livros emprestados, horas de leitura, alunos cadastrados, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31)3409-2528.

https://cerrado.bu.ufmg.br/bu/index.php/noticiais/1492-comunidade-da-ufmg-ja-pode-solicitar-acesso-a-plataforma-de-e-books-literarios