5 dicas para fazer uma revisão de texto com qualidade

A revisão textual não pode ser considerada como um retoque final, mas sim como parte do processo da escrita, no qual você procurará ver se o seu texto cumpre o propósito para o qual ele foi produzido e se a linguagem condiz com o interlocutor.

Muitos usam o corretor de texto automático dos programas de edição, mas é preciso lembrar que esses sistemas não são infalíveis, e, em muitos casos, não atuam bem quando a língua do texto é o português. Um olhar humano atento é essencial para que seu texto fique à prova de erros!

E justamente para que você faça uma revisão com qualidade, trazemos aqui algumas dicas essenciais que servirão como orientação em seu percurso de releitura.

Vamos às dicas!!!

  • 1ª. Procure observar se o seu texto cumpre o objetivo para o qual foi produzido. Pergunte-se se ele condiz com as suas intenções e veja se todas as informações necessárias para o bom entendimento do texto estão presentes. Isso contribuirá para uma melhor reorganização das ideias.
  • 2ª. Releia o seu texto tendo em mente quem é o seu interlocutor. Saber para quem você escreve ajuda a ver se a linguagem é a mais adequada.
  • 3ª. Releia o texto prestando atenção na coerência, ou seja, procure ver se não há ideias que entrem em desacordo com o que você escreveu anteriormente no seu texto.
  • 4ª. Releia o texto atentando-se para a coesão. Observe se as ideias de seu texto estão bem articuladas e se os parágrafos estão relacionados uns com os outros.
  • 5ª. Não se esqueça de verificar se o seu texto não apresenta erros de digitação, ortográficos ou gramaticais.

 

E você, tem alguma dica que considera essencial quando revisa seus textos?  Compartilhe estas dicas com seus amigos!

5 dicas para fazer uma revisão de texto com qualidade