Filmes como aliados para incentivar a leitura

Apesar de tantas vantagens, a leitura ainda é vista por parte dos estudantes como uma ação que não merece atenção. Portanto, acaba sendo menosprezada.

Assim, muitos alunos não dão a devida importância ao ato de ler. Logo, os índices de leitura se refletem nos dados apresentados pela pesquisa acima.

Para enfrentar esta situação e superar os obstáculos, os bibliotecários são peça chave. Isso porque ajudam os alunos a identificar materiais apropriados e que facilitem o seu aprendizado.

Neste caso, os profissionais podem adotar estratégias que busquem aproximar os estudantes dos livros. Uma delas é o uso de materiais audiovisuais, como filmes, por exemplo.

Por apresentar o conteúdo com imagem e som, os filmes tendem a chamar mais a atenção dos alunos. O que envolve, principalmente, os estudantes que ainda não compreenderam a importância da leitura.

Esta estratégia é muito útil, pois serve para fisgar o aluno pela primeira vez. Afinal, ao ver um material em formato audiovisual, o estudante desperta a curiosidade para aprender mais sobre o tema.

Cabe ao bibliotecário, então, convidar o aluno para conhecer as obras, tanto o filme como o livro. Também vale a pena que o profissional explique que o filme resume a história em pouco mais de 2 horas. Enquanto isso, o livro aborda mais detalhes, explicações e informações. Cria-se, assim, um gatilho para que o aluno se interesse pelos materiais escritos.

Leia tambémComo a bibliotecária pode estimular a leitura no ensino superior

Grandes obras que foram para a tela do cinema

Portanto, os bibliotecários podem realizar um mapeamento das obras que já foram retratadas nos cinemas. Com isso, fica mais fácil recomendar os filmes e estimular a leitura complementar para entender nuances e temas mais complexos.

Confira algumas obras que o profissional pode indicar:

O Nome da Rosa – Baseado no romance do escritor italiano Umberto Eco, o filme de 1986 é dirigido por Jean-Jacques Annaud e conta com Sean Connery como protagonista.

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Da obra-prima de Machado de Assis, o filme de 2001 tem no elenco Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo, Sônia Braga e outros.

Cidade de Deus – O filme de 2002 é uma adaptação do romance homônimo de Paulo Lins, que é baseado em fatos reais.

O Escaravelho do Diabo – Com base no best-seller infanto-juvenil de Lúcia Machado de Almeida, o filme foi lançado em 2016 e tem direção de Carlo Milani.

A Lista de Schindler – Adaptação do livro original, o filme de 1993 retrata a história do industrial alemão que abrigava centenas de judeus em sua fábrica para escapar do Holocausto.

Como estimular a leitura indicando filmes inspirados em grandes obras