Agendamento para empréstimo e devolução de livros é suspenso em algumas bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas da UFMG iniciou, no último trimestre do ano passado, o serviço de agendamento de empréstimo e devolução de livros. No entanto, devido ao agravamento da pandemia em Minas Gerais, algumas unidades – como a do campus Saúde e a da Fafich – decidiram suspender esse serviço temporariamente em suas respectivas bibliotecas. As unidades que ainda estão agendando empréstimos e devoluções continuam a seguir rigorosamente todos os protocolos de biossegurança.

Para suprir as demandas dos cursos de graduação, a Biblioteca Universitária adquiriu milhares de e-books. Mesmo assim, os usuários que necessitem de algum material não disponível on-line podem verificar a disponibilidade de atendimento da biblioteca da unidade onde estudam entrando em contato pelo e-mail e/ou telefone informados no site da Biblioteca Universitária. Os bibliotecários têm até 48 horas para responder às solicitações, e os usuários devem aguardar a confirmação do agendamento antes de se dirigirem às bibliotecas.

Antes de solicitar o empréstimo, é necessário localizar, no catálogo on-line, a obra de interesse. Após clicar no título da obra, aparecerá, no canto inferior direito da tela, a opção Solicitação de empréstimo. Ao se clicar nela, será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

Renovação automática
Os itens emprestados continuarão a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso o usuário queira agendá-la, é só enviar um e-mail para a biblioteca para confirmar se ela já está apta a receber a devolução. Assim que forem devolvidas, as obras serão colocadas em quarentena durante sete dias até serem novamente disponibilizadas para empréstimo.

Escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados, e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

Outros desdobramentos
O agravamento da pandemia também provocou alterações no funcionamento do Restaurante Universitário do campus Saúde, na região hospitalar de Belo Horizonte. Desde segunda-feira, dia 11, a entrada no bandejão não é permitida, e as refeições, fornecidas por meio do sistema de marmitex, são entregues na porta principal do RU, junto aos caixas.

O crescimento dos casos de covid-19 em Minas Gerais também justifica a decisão da UFMG de manter-se na etapa 1 do Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto, que prevê índice de ocupação presencial de até 20%. A providência tomada pela Reitoria baseou-se em recomendação do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus e na análise da Comissão de Acompanhamento do Conselho Universitário.

Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/agendamento-para-emprestimo-e-devolucao-de-livros-e-suspenso-em-algumas-bibliotecas