Dia da Biblioteca

Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia Nacional da Biblioteca.

A biblioteca é um lugar que merece ser sentido e comemorado. E, para ser comemorado, é preciso ocupar esse lugar fascinante, senti-lo através daquilo de mais precioso que há dentro: livros. Dessa forma, a comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura, que conforme define Carlos Drummond de Andrade “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer”.

Nesse contexto, o sistema de bibliotecas da UFMG , composto por 25 bibliotecas universitárias e coordenado tecnicamente pela Biblioteca Central e que oferece inúmeros serviços à comunidade universitária e sociedade em geral, dentre os quais estão a consulta local às coleções – acervo geral e coleções especiais – além do empréstimo e devolução de obras (apenas para usuários cadastrados nas bibliotecas), apresenta-se como um excelente facilitador para a inserção de novas pessoas ao ambiente da biblioteca, assim como a manutenção de quem, habitualmente, já utiliza esses espaços, haja vista que as bibliotecas que compõe o SIBI/UFMG estão sempre atentas ao bem-estar e às necessidades dos usuários.

Aproveite essa data, portanto, para se perguntar qual foi o último livro que você leu? Quantos livros você costuma ler por ano? Que tal aproveitar a data para se tornar um usuário mais constante de biblioteca? Pois, como já dizia a famosa citação do célebre escritor Jorge Luis Borges: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de Biblioteca”. E ele estava certo, a Biblioteca é um paraíso.

Adaptado de http://bc.ufpa.br/9-de-abril-dia-nacional-da-biblioteca/