Um dos pré-requisitos para quem deseja cursar mestrado ou doutorado é ter um Currículo Lattes. Ele faz parte da Plataforma Lattes, que é um ambiente virtual criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de integrar em um único sistema as bases de dados de currículos, grupos de pesquisas e instituições de todo o País.
A plataforma é uma maneira de padronizar nacionalmente o registro de todo o ciclo de vida acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil. Por isso, é extremamente detalhado. Não à toa, sua avaliação é uma das etapas dos processos seletivos dos nossos Programas de Pós-Graduação, que estão com as inscrições abertas até 30 de outubro.
Não tenho todas as informações solicitadas pela Plataforma Lattes. E agora?
Além de informações pessoais básicas, como nome, identidade e filiação, o Currículo Lattes inclui especificações sobre a trajetória acadêmica e atividades profissionais. São solicitados dados pessoais; formação acadêmica; idiomas e competências na fala, escrita e leitura; área de produção científica; artigos publicados; projetos de pesquisa ou de extensão que tenha desenvolvido; e grupos de pesquisa que participe ou tenha participado.
É muito comum que pesquisadores em começo de carreira não tenham informações para preencher todas as possibilidades de campos que o Currículo Lattes oferece – e não tem problema. Alguns dados não são obrigatórios. Assim, qualquer pessoa pode criar seu currículo na plataforma.
Como faço para criar meu Currículo Lattes?
Para cadastrar seu Currículo Lattes na plataforma é bastante simples. Basta seguir os seguintes passos:
1. Acessar o site da Plataforma Lattes.
2. Clicar em Cadastrar novo currículo.
3. Preencher os dados básicos de cadastro e criar uma senha.
4. Preencher os dados relativos às informações pessoais. Os dados devem ser iguais aos registrados na Receita Federal.
5. Informar um endereço, que pode ser residencial ou profissional.
6. Informar a formação acadêmica já concluída e a formação acadêmica em andamento.
7. Inserir os dados relativos à empresa ou à instituição onde trabalha.
8. Preencher os dados referentes à área de atuação (Jornalismo, Engenharia, Medicina, etc.) e às habilidades linguísticas (de acordo com o seu nível de compreensão).
9. Submeter o seu currículo Lattes. Dentro de um prazo de 24 horas, o currículo estará na Plataforma Lattes.
Currículo Lattes: passo a passo para aprender a utilizar a plataforma