Leitura online: a ferramenta que faltava nos seus estudos

Cada vez mais estudantes do ensino superior utilizam a leitura online como ferramenta de estudos.

Afinal, além de facilitar o acesso à educação, essa modalidade acelera o processo de aprendizagem ao aproximar o público jovem do hábito de leitura.

Caso você ainda não tenha o costume ou não saiba como ler livros digitais, neste artigo conheça essa possibilidade e como ela pode ajudar. Boa leitura!

A importância da leitura para a construção de um repertório

Atualmente, com a era da digitalização e o maior acesso à internet, profissionais que buscam se destacar em suas áreas passaram a consumir conteúdos que vão além de sua área de atuação.

Independentemente da atividade, o mercado profissional tem optado por pessoas que desenvolvam atividades além daquelas descritas pela ocupação, mas que agreguem, tanto no seu perfil comportamental, quanto em conhecimentos externos. Dessa forma, construir um bom repertório se tornou primordial para quem busca crescimento profissional.

Por isso, a leitura é uma excelente oportunidade para ampliar esse conhecimento geral.

Tecnologia na leitura: o que mudou com a chegada da leitura online

Atualmente, a internet se consolidou como recurso essencial em diversas áreas de nossas vidas, inclusive na leitura.

É muito fácil encontrar plataformas ou ferramentas de leitura online, as quais oferecem catálogos incríveis de livros de vários gêneros, inclusive acadêmicos e técnicos.

Além disso, essa tecnologia ajuda a levar o hábito de ler para um grupo maior de pessoas, sobretudo os mais jovens, que não saem do celular.

A leitura online é mais cansativa do que a leitura física?

Essa dúvida é muito comum, principalmente em pessoas que não estão acostumadas a ler livros digitais.

No entanto, o livro digital não é melhor ou pior do que um livro físico, uma vez que ambos os materiais têm suas vantagens e desvantagens.

O que determina qual é a melhor forma de leitura é o perfil do leitor.

Por exemplo, se uma pessoa ama colecionar livros e, mesmo depois de ter lido diversos livros digitais, ainda assim prefere o livro físico, então, com certeza, a versão digital não será a opção ideal.

Em contrapartida, se esse não é o perfil do leitor, com certeza ele irá adorar a leitura online, especialmente durante os estudos.

Uso de plataformas e ferramentas

Como falamos anteriormente, existem várias plataformas online e ferramentas que ajudam a ler livros digitais.

Um exemplo de plataforma com diversas ferramentas para leitura online é a Minha Biblioteca: nela estão disponíveis milhares de títulos das mais variadas áreas do conhecimento.

Essa plataforma é uma das mais utilizadas por alunos e professores, principalmente do curso de Direito, que encontram muitos textos disponíveis para aprimorar seus estudos.

Uma das grandes vantagens da plataforma digital é a praticidade e economia, afinal os planos de assinatura costumam ser mais baratos do que a compra de um acervo de livros físicos pois, no digital, você pode acessá-los de qualquer dispositivo móvel, por meio de login e senha cadastrados.

Leitura online no meio acadêmico

Imagine que você esteja fazendo um trabalho acadêmico cujo prazo de entrega é no dia seguinte.

De repente, percebe que precisa de uma informação crucial, que não há em nenhum dos materiais que você tem em suas mãos.

Antigamente, você só teria duas opções: correr para a biblioteca torcendo para encontrar o livro certo ou entregar o trabalho incompleto.

Hoje em dia, os livros digitais adicionaram mais uma opção: acessar a internet e conseguir o conteúdo confiável e atualizado que precisa com rapidez.

Além disso, essa versão é muito mais prática do que a física, possibilitando que mais estudantes tenham acesso ilimitado e simultâneo aos melhores conteúdos.

Percebe como a leitura online é essencial para os seus estudos?

Quais são as vantagens da leitura online?

Como todos sabemos, a maior vantagem da leitura online é a economia. O custo de livros digitais costuma ser menor do que o de livros físicos.

Além disso, caso você opte por assinar um plano em uma plataforma online de leitura, o gasto pode ser ainda menor.

No entanto, os benefícios da leitura de livros online não param por aí!

Quer se convencer de vez a entrar nesse mundo digital? Confira mais quatro vantagens de ler livros online:

1. Durabilidade

Enquanto a internet existir, os livros digitais também continuarão existindo, basta deixá-los salvos em um lugar seguro ou manter a mensalidade do seu plano em dia.

Além disso, você não tem a preocupação de perder os livros, esquecê-los em algum lugar ou ter medo de emprestá-los e a pessoa não devolver.

2. Espaço

Outra grande vantagem do livro digital é que ele não ocupa espaço físico, somente a memória de seu aparelho.

Portanto, você pode morar em um ambiente pequeno, se mudar várias vezes ou viajar bastante: armazenar os livros não será um problema.

3. Interatividade

Quem nunca ficou doido para compartilhar com um amigo uma frase marcante que acabou de ler?

Nos livros digitais, isso é possível!

Além disso, você consegue pesquisar palavras que não conhece, acessar links e até mesmo escutar o livro.

4. Sustentabilidade

Por fim, temos a característica da vez: os livros digitais são altamente sustentáveis!

Afinal, por mais que você precise de energia para utilizá-los, a economia de papéis é gigantesca.

E as desvantagens da leitura online?

Uma das maiores dificuldades de quem costuma praticar a leitura online é manter a concentração.

Normalmente, os principais dispositivos de leitura são tablets e celulares, então basta uma notificação que a concentração na leitura vai por água abaixo.

Afinal, esses aparelhos contam com várias funcionalidades, como as redes sociais.

Por isso, caso você tenha muitos problemas de concentração, um leitor digital pode ajudar você a ler sem se distrair, já que esses aparelhos não têm acesso à internet e às redes sociais.

Minha Biblioteca: como utilizamos a tecnologia para proporcionar melhores experiências de leitura

Como você viu, a leitura online é uma ótima opção para estudantes que querem economizar e ter rápido acesso às informações.

Para facilitar o acesso para os estudantes, a Minha Biblioteca é a maior plataforma de conteúdo acadêmico para educação superior, com mais de 10 mil títulos em português e oferece diversas funcionalidades aos alunos: desde a procura por palavras-chave até o realce de cor em trechos do livro.

Para a instituição de ensino, também há uma série de vantagens. Isso porque a plataforma permite acesso simultâneo e ilimitado às obras 24 horas por dia, 7 dias por semana, a todos os usuários cadastrados e contribui na avaliação da instituição de ensino pelo Ministério da Educação (MEC).

Leitura online: a ferramenta que faltava nos seus estudos