Dados são componentes centrais do processo de pesquisa. São registros científicos que embasam os resultados de pesquisa publicados na forma de dissertações, teses, artigos, patentes e trabalhos científicos.
A gestão de dados científicos envolve coletar, armazenar, gerenciar e compartilhar dados provenientes de pesquisa científica. Para tanto, é essencial que o processo seja devidamente planejado e acompanhado por meio de ferramentas adequadas.
A partir do exemplo do que vem ocorrendo em todo o mundo, órgãos de fomento brasileiros estão tornando obrigatória a apresentação de um Plano de Gestão de Dados (PGD) científicos na submissão de projetos para obtenção de financiamento, assim como a disponibilização pública dos dados gerados nos projetos.
A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), com apoio operacional da Superintendência de Tecnologia de Informação (STI), está disponibilizando infraestrutura para que os pesquisadores da Universidade elaborem, de forma rápida e prática, seus planos de gestão de dados científicos. Além disso, os pesquisadores que desejarem, poderão disponibilizar seus dados nas plataformas fornecidas pela STI, mediante um termo de aceitação.
Resolução Nº 7900/2019
A Resolução Nº 7900/2019 estabelece normas para a Gestão de Dados Científicos na Universidade de São Paulo.
A Portaria PRP/PRPG/STI/AGUIA Nº 001/2019 – Regulamenta a Resolução 7900/2019.