Atenção usuários!!!

Renovação e solicitação de empréstimo
Os itens emprestados continuarão a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso o usuário queira agendá-la, é só enviar um e-mail para a biblioteca e confirmar se ela já está apta para receber a devolução. Assim que forem devolvidas, as obras serão colocadas em quarentena durante sete dias antes de serem disponibilizadas novamente para empréstimo.

Já para solicitar o empréstimo é necessário localizar, no catálogo on-line, a obra de interesse. Após clicar no título do livro, aparecerá, no canto inferior direito da tela, a opção “Solicitação de Empréstimo”. Ao se clicar nela, será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

É importante ressaltar que os escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

Serviços on-line
Desde o início da pandemia, as bibliotecas estão realizando, via e-mail, serviços como “nada consta”, normalização bibliográfica e outras demandas informacionais dos usuários. Os treinamentos sobre o uso das plataformas de e-books, o Portal Capes e suas bases de dados, por sua vez, estão sendo realizados nos canais UFMG Biblioteca e Suporte à Pesquisa UFMG, ambos no YouTube. Essas atividades são divulgadas no site e no Instagram da Biblioteca Universitária, e todos os vídeos ficam disponíveis nos canais, caso os usuários não possam acompanhar os treinamentos ao vivo. Para tirar dúvidas, o usuário deve enviar e-mail para a referência da biblioteca da unidade onde estuda ou entrar em contato via Skype Suporte à Pesquisa UFMG – canal que oferece orientações, sobretudo, sobre o uso do Portal Capes e suas bases de dados.

Kátia destaca, ainda, o investimento superior a R$ 2 milhões de reais na assinatura de plataformas multidisciplinares de e-books que suprem as demandas do ensino remoto. Ela enfatiza que toda a comunidade acadêmica, inclusive os estudantes de disciplinas isoladas regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas, podem acessar todas as plataformas assinadas.

Acesso aos e-books
As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via catálogo on-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos lá disponíveis.

Outra plataforma disponível é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, com conteúdos que abrangem graduação e pós-graduação. Para acessar a plataforma, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

Para suprir as demandas de literatura, foi adquirida a Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Para solicitar o acesso ao conteúdo dessa plataforma de leitura digital, é necessário enviar e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido.

Diretoria da BU recomenda retomada do agendamento de empréstimo e devolução de livros