A forma de pesquisar, buscar referências e citações para trabalhos científicos mudou com a chegada do Google Acadêmico. Se você não sabe como usar o Google Acadêmico, esse artigo resume todas as dicas.
Além de encontrar tudo o que o Google Acadêmico oferece, você irá aprender como usar essa ferramenta.
Talvez você ainda não conheça essa ferramenta incrível — que nos países estrangeiros é conhecida como Google Scholar — mas, depois de entender como ela funciona e beneficia a comunidade acadêmica, garanto que será uma grande aliada na sua produção científica.
Antes do Google Academico existir… Na verdade, antes mesmo da internet existir, era bem comum nos depararmos com o seguinte cenário:
Bibliotecas lotadas de estudantes e universitários, que se debruçavam, por horas, em livros e enciclopédias a fim de encontrar conteúdo relevante para as suas pesquisas da escola, faculdade ou outras graduações.
Reunir material de referência para a elaboração de teses, artigos científicos, resumos e dissertações era trabalhoso, demorado e, portanto, exigia muita paciência dos acadêmicos.
Com a internet, a vida dos estudantes e acadêmicos ficou mais fácil. Afinal, é só digitar um termo em um campo de busca do Google que surgem milhares de resultados.
Mas, diante do grande fluxo de informações que a internet nos disponibiliza, devemos entender também nem toda informação que encontramos online que é confiável.
Precisamos saber encontrar as fontes certas e relevantes para as nossas pesquisas.
–> Como e onde publicar artigos: confira as melhores práticas e dicas do mercado
Então, sites como o Wikipédia não garantem a qualidade e a procedência das informações e, por isso, devem ser evitados na educação.
Já o Google Scholar pode ser uma excelente fonte de pesquisa para os seus trabalhos acadêmicos, se você souber utilizá-lo da melhor forma, claro!
Lógico que você não vai ficar relapso à informação. Ainda é preciso tomar cuidado com a apuração das fontes de pesquisa e, principalmente, evitar práticas como o plágio. Mas não há dúvidas de que a busca com o Google Acadêmico fica bem mais refinada.
O Google Acadêmico é um serviço de busca do Google voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, cientistas, universitários e curiosos.
A ferramenta funciona como um repositório de teses, artigos científicos, resumos, monografias, dissertações e livros. Ou seja, é um site para pesquisa de artigos e de referências para trabalhos científicos.
O buscador indexa conteúdos de bases de acesso abertos como a Scielo, Altametric e Wiley ou de materiais que estejam disponíveis no Google Livros.
O Google Acadêmico permite inclusive que os próprios usuários adicionem suas produções científicas, o que é excelente para os que desejam agregar relevância ao nome ou construir carreira no meio científico.
Você já escreveu um artigo científico? Tem dúvidas de por onde começar? Não deixe de baixar o nosso e-book com dicas valiosas para iniciar na produção científica.
Como Escrever Artigos Científicos” ]
O Google Acadêmico funciona de um jeito bem similar ao Google “normal” (ou seja, aquele que já estamos habituados e que usamos no nosso dia a dia). Então, você provavelmente já vai saber como pesquisar no Google Academico.
Na configuração padrão, após o usuário digitar no campo de busca o assunto ou a palavra-chave de interesse, os resultados são mostrados com base em um critério de relevância.
Assim, são levados em consideração aspectos como quantidade de citações que o trabalho recebeu, o autor, o próprio texto, o local onde foi publicado e o renome da pesquisa.
Por isso, é tão importante que a sua publicação tenha o código DOI. Além de ajudar a localizar o seu trabalho, ele também contabiliza as menções feitas à pesquisa.
Gerar DOI para a minha publicação
Veja um exemplo de relevância baseado no número de citações:
Porém, como pode ser visto neste mesmo exemplo, você pode optar por não usar a configuração padrão da ferramenta e filtrar os resultados da pesquisa.
Do lado esquerdo da tela, é possível encontrar artigos por data, idioma e período específico.
Ainda há a opção de criar no site um alerta para caso novas publicações que atendam aos seus critérios de busca sejam indexadas à base de dados do Google Acadêmico.
Para isso, não se esqueça de criar a sua própria conta na plataforma (se você usa o Gmail, as contas estarão vinculadas, mas não se esqueça de completar as informações de cadastro).
4 funcionalidades do Google Acadêmico que você precisa conhecer
1. Função “Minha Biblioteca” do Google Academico
Usuários logados na ferramenta têm o benefício de criar uma biblioteca própria apenas com conteúdos de seu interesse.
Assim, você consegue salvar conteúdos para serem lidos depois, por exemplo. Para salvar um artigo, basta clicar no ícone de “estrela” que fica abaixo de cada artigo.
Alguns artigos são disponibilizados também na versão PDF.
Depois, é só acessar o material na biblioteca, que fica no menu superior do lado esquerdo (aqueles três tracinhos do lado esquerdo superior da tela).
2. Função “Minhas Citações”
No Google Acadêmico, você também consegue saber como citar trabalhos acadêmicos em três formatos: nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da MLA (Modern Language Association) e da APA (American Psychological Association).
Para isso, basta clicar no ícone de aspas que fica logo abaixo de cada artigo da ferramenta. Ela já disponibiliza as referências bibliográficas daquele material prontinhas. Ou seja, você não vai ter trabalho algum em formatá-las! O que é ótimo, não é?
Ainda é possível, na função “Minhas Citações”, saber o número de vezes que o seu trabalho foi referenciado por terceiros.
Lembre-se de que isso influencia diretamente na credibilidade do seu material (principalmente se você tem o DOI, um identificador reconhecido mundialmente), então preencha essa seção com muito cuidado para que seus trabalhos acadêmicos sejam referenciados corretamente em todo o mundo!
3. Encontre citações específicas
Sabe aquele caso que você já tem a citação em mãos, mas precisa saber de qual obra ela veio? Ou precisa confirmar a autoria ou o ano de publicação? Você pode realizar uma pesquisa pela própria citação no Google Scholar. Para isso, é só colocar o trecho entre aspas. Dessa forma, o buscador entenderá que aquela frase se trata de uma citação e não de um título de uma pesquisa, por exemplo.
” alt=”como encontrar citações no google acadêmico” width=”1509″ height=”887″ data-src=”https://images.even3.com.br:443/4qVxU9ey8wKu0ylAivVjpcDOtkc=/fit-in/1509×887/smart/filters:format(png)/blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2019/04/google-academico-citacao.png” />
Pode ser que você encontre ou não a obra que originou a citação. Mas, com certeza, o buscador irá te ajudar a refinar a sua busca.
4. Encontre materiais publicados em sites específicos, como de universidades e eventos
Outra maneira super interessante de utilizar o buscador do Google a seu favor é através da busca por materiais publicados em sites específicos. Por exemplo: você quer encontrar pesquisas publicadas no site da UFPE e que vão, de alguma forma, te ajudar a desenvolver o tema da sua pesquisa.
Para isso, é só digitar “site: site da universidade + palavra-chave que deseja pesquisar” . Dessa forma, o Google Scholar irá pesquisar, dentro do site da universidade selecionada todos os arquivos com a temática da sua pesquisa.
Veja como ele refina a minha busca, apontando somente arquivos da UFPE, no exemplo site: https://www.ufpe.br/ sucesso do cliente
” alt=”refinar a busca por site da universidade” width=”1514″ height=”813″ data-src=”https://images.even3.com.br:443/cbz3oWslAlizjDw-NoGgq99g64E=/fit-in/1514×813/smart/filters:format(png)/blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2019/04/ufpe-google-academico.png” />Você consegue fazer isso com domínios da UFRJ, UNICAP, UNICAMP
Para refinar ainda mais a sua pesquisa e obter resultados mais valiosos, uma boa opção é usar o recurso de Pesquisa Avançada do Google Scholar.
Embora a palavra “avançada” assuste alguns, esse mecanismo é bem tranquilo de usar. Siga os passos:
- Para isso, basta clicar nas três barrinhas que ficam na extremidade superior esquerda da tela.
” alt=”menu google academico” width=”976″ height=”259″ data-src=”https://blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2017/04/menu-scholar-hpeg.jpg” data-srcset=”https://images.even3.com.br:443/dzz20k7uN_4LdZwbFI8_hd6MwDQ=/smart/filters:format(jpeg)/blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2017/04/menu-scholar-hpeg.jpg 768w, https://images.even3.com.br:443/dzz20k7uN_4LdZwbFI8_hd6MwDQ=/smart/filters:format(jpeg)/blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2017/04/menu-scholar-hpeg.jpg 976w” data-sizes=”(max-width: 976px) 100vw, 976px” /> - Em seguida, clique na opção Pesquisa Avançada
” alt=”” width=”985″ height=”291″ data-src=”https://images.even3.com.br:443/kyROuTxsCpyWFQQbwtHC6ZQUnLQ=/fit-in/985×291/smart/filters:format(jpeg)/blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2019/04/pesquisa-avancada-jpeg.jpg” />
Com ela, é possível encontrar arquivos que atendam aos seguintes critérios:
- que tenham todas as palavras pesquisadas
- ou contenham a frase exata pesquisada
- que contenha, no mínimo, uma das palavras pesquisadas
- ou que não possua as palavras pesquisadas
- com as palavras pesquisadas no título do artigo ou em qualquer lugar do artigo
- Por autor
- Por local de publicação – refere-se à revista, editora ou ao periódico onde foi publicado.
- E por data – neste caso, você define que a busca encontre artigos que foram produzidos entre 2003 e 2004, por exemplo.
Onde encontrar os índices do Google Acadêmico?
Também é possível filtrar os resultados de busca a partir dos índices de métricas. Índices funcionam como indexadores. Existem, por exemplo, o índice H e o índice I10. O Google Acadêmico utiliza uma métrica própria, o índice H5,
Segundo o site, o índice H5 é o indexador dos artigos publicados nos últimos cinco anos passados. Trata-se do maior número h de uma publicação, em que h artigos publicados de 2014 a 2018 tenham sido citados no mínimo h vezes cada.
Você pode procurar materiais mais relevantes nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola, por exemplo. Fica a seu critério. Vamos te ensinar como:
1) Vá no Menu Lateral esquerdo e clique no botão “Métricas” ou “Metrics”, em inglês.
2) Primeiramente, ele irá te mostrar os resultados mais relevantes em inglês, mas você poderá filtrá-los por categoria ou por idioma.
Se ainda lhe restam dúvidas se o Google Acadêmico é uma boa ferramenta para pesquisas, vou te listar algumas vantagens da plataforma. Preparado(a)?
Fonte confiável
Se o Google Acadêmico é alimentado por pesquisadores e, principalmente, por periódicos e revistas científicas, ele já é bem mais confiável do que “fazer uma pesquisa no Google comum”.
Além disso, o buscador permite que você cheque o número de vezes que aquele trabalho já foi referenciado por outros pesquisadores. Isso aumenta a credibilidade da sua pesquisa.
E a sua apuração, consequentemente, vai ser bem executada.
É gratuito!
Você não paga nada para usar o Google Scholar e, mesmo assim, tem acesso a milhares de informações. A gratuidade também vale para aqueles que desejam indexar publicações à ferramenta.
Confira algumas dicas, neste e-book, para escrever um artigo acadêmico antes de indexá-lo ao Google:
Quero um ebook com dicas para escrever artigos científicos!
Amplo acervo disponível
A pesquisa no Google Scholar garante acesso a um acervo variado: teses, artigos, dissertações, resumos científicos e livros. Além disso, os materiais vêm de revistas e periódicos de qualidade, como a Scielo.
–> Veja também: Os segredos da revista indexada que não querem que você descubra!
Também é possível que os próprios autores indexem seus trabalhos acadêmicos ao Google Acadêmico, o que democratiza e facilita o acesso à informação.
Busca refinada
Por disponibilizar a opção de pesquisa avançada, você consegue filtrar bem os resultados da sua pesquisa e obter, assim, somente aqueles que são valiosos e que, de fato, fazem sentido para o seu trabalho. Então, fica mais fácil fazer uma análise rigorosa do que irá entrar no seu trabalho.
Espaço de publicação
O Google Acadêmico permite que os próprios usuários indexem trabalhos acadêmicos de sua autoria à ferramenta. Isso é excelente para quem deseja aumentar a visibilidade e a credibilidade das suas produções científicas.
Como baixar o Google Acadêmico?
Nós não encontramos uma versão original do Google Acadêmico app, isto é, para celulares. Porém, existem versões não oficiais dele para ser baixadas.
Como o Google Acadêmico auxilia novos pesquisadores
Se você for um pesquisador iniciante o ideal é que a sua pesquisa seja vista pelo maior número de pesquisadores e estudantes.
Com o seu trabalho sendo reconhecido na comunidade acadêmica, ele pode atrair, inclusive, novas oportunidades de eventos e até mesmo bolsas de pesquisa, tornando assim a sua linha de pesquisa conhecida.
Para quem busca referências de trabalhos, a plataforma também pode ser de grande ajuda.
O primeiro passo é criar o seu perfil no site do Google Acadêmico. Para isso, acesse o Google Scholar e no topo da página, clique na opção ‘Meu perfil’
Para isso, é preciso que você esteja logado na sua conta do Google. Não tem uma conta no Google? Crie aqui a conta.
Nesta página, você poderá criar o seu perfil no Google Scholar.
” alt=”tutorial de como criar conta no google academico” width=”734″ height=”539″ data-src=”https://blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Tutorial-criar-conta-no-google-academico.jpg” />
Lembre-se de incluir o máximo de informações que puder, tais como foto do perfil, e-mail institucional, afiliações e as áreas de interesse.
Nós recomendamos que você torne o seu perfil público. Isso faz com que você fique mais visível para outros pesquisadores e estudantes.
Depois de criar seu perfil, você já pode adicionar seus trabalhos científicos.
Enviando seus trabalhos acadêmicos
Se você vai incluir apenas um documento, por exemplo, sua tese de mestrado ou um artigo científico, você pode fazer isso manualmente. Para isso, só precisa seguir os passos:
1) Para começar a adicionar o documento manualmente, acesse a página do Google Scholar.
2) Clique em “Meu perfil”
3) Clique em “adicionar artigo manualmente”
” alt=”exemplo de como criar uma conta” width=”1239″ height=”529″ data-src=”https://blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2017/04/google-scholar-jpeg.jpg” data-srcset=”https://images.even3.com.br:443/7o3IbAJC6HsJHNLcLvWPrGDfjfc=/smart/filters:format(jpeg)/blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2017/04/google-scholar-jpeg.jpg 768w, https://images.even3.com.br:443/7o3IbAJC6HsJHNLcLvWPrGDfjfc=/smart/filters:format(jpeg)/blog.even3.com.br/wp-content/uploads/2017/04/google-scholar-jpeg.jpg 1239w” data-sizes=”(max-width: 1239px) 100vw, 1239px” />
4) Preencha os detalhes sobre o seu artigo (título, autor (es), data (s) de publicação, volume, editora e instituição.
5) Clique em salvar. Por fim, caso você tenha preenchido tudo corretamente, aparecerá a “Adicionar artigo ao seu perfil”. Parabéns! Agora o seu trabalho estará indexado ao Google Acadêmico!
Siga seu próprio perfil
Aqui está uma ótima dica: siga seu próprio perfil do Google Scholar.
Para isso, você precisa acessar o seu próprio perfil e, em seguida, no topo à direita, escolher a opção ‘follow’. Preencha o seu email e crie um alerta.
Caso o Google adicione um novo artigo para o seu perfil ou uma nova citação, você receberá uma notificação por e-mail.
” alt=”como seguir seu perfil” width=”300″ height=”217″ data-src=”https://thomas.vanhoutte.be/uploads/2015/07/google_scholar_follow_create_alert.png” />
Essa é uma excelente forma de receber as atualizações se outro pesquisador ou estudante citar o seu trabalho em algum texto acadêmico.
Talvez você ainda possa entrar em contato com os autores e conversar sobre a pesquisa.
É uma ótima forma de expandir o networking e criar novas relações acadêmicas e profissionais.
- https://blog.even3.com.br/google-academico-como-usar/