redação e o bloqueio na escrita

Não adianta, muitos paralisam-se imediatamente ao saberem que são obrigados a escrever alguma coisa! Sim, a redação é algo imposto, ou na sala de aula ou em um concurso.

Mas na maioria das vezes tudo que é obrigatório é porque faz bem ou é necessário até mesmo à sobrevivência!

Portanto, se a escrita é solicitada é porque é fundamental a nós que usamos dela para nos comunicar e nos fazer entendidos.

Contudo, o branco na mente e o sentimento de impotência diante da folha em branco é situação comum para pessoas de graus diversos! E se isso não for analisado e tratado, irá continuar por toda vida pregressa do indivíduo!

Mas por que isso ocorre? É aquela velha história se repetindo mais uma vez: falta de hábito de ler e escrever!

Outra explicação pode estar no medo de ser julgado por outra pessoa ou o medo de frustrar com o resultado de uma avaliação!

No entanto, quem não escreve não melhora, não se aperfeiçoa e não desenvolve sua autoconfiança. Não é preciso ter medo de quem vai corrigir sua redação, pois ainda que sua escrita seja avaliada como ruim ou péssima, o corretor é formado para ajudá-lo a melhorar! Além disso, a averiguação que está sendo feita é de sua redação e não de seu caráter, portanto, não é necessário constrangimento!

Quando receber uma avaliação ruim, releia o texto, procure os erros e tente não cometê-los mais, observando e relendo sua próxima produção textual. Se possível, o ideal seria que redigisse novamente este texto com as correções.

Com o tempo e com o treino você verá que se sentirá mais seguro ao escrever. Não cometerá mais os mesmos erros de antes, pois terá mais experiência de escrita! Enquanto puder ser avaliado, faça quantas redações forem precisas, aproveite o corretor para aprender!

E se não tiver quem corrija, mesmo assim escreva, pois dessa forma, você se desinibe. Contudo, dê o texto para que alguém leia e aceite qualquer crítica vinda do leitor, a fim de melhorar sempre!

Quanto à leitura, cabe a você tomar a decisão de adquirir novos conhecimentos, enriquecer seu vocabulário, se tornar mais fluente e dinâmico. E para isso é necessário pouco: algum tempo, que pode iniciar-se com cerca de quinze minutos por dia!

https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/a-redacao-bloqueio-na-escrita.htm