Pandemia muda rotina das bibliotecas universitárias

UFMG implantou serviços on-line, investiu em e-books e estabeleceu ‘quarentena’ para os livros que retornam aos acervos

Com a suspensão das atividades presenciais do Sistema de Bibliotecas da UFMG, em março de 2020, todos os serviços que puderam ser adaptados para o modo remoto continuaram sendo prestados pelas 25 bibliotecas da Universidade. Somente em agosto do ano passado alguns atendimentos presenciais retornaram, porém de forma agendada.

A diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Kátia Lúcia Pacheco, informa que os usuários podem fazer a devolução de livros normalmente, por agendamento via e-mail na biblioteca de origem. Quando esses livros chegam, ficam durante sete dias em sacos plásticos e, somente depois dessa “quarentena”, retornam às prateleiras. Para fazer o empréstimo de alguma obra, a solicitação deve ser feita no site, e, após o preenchimento de alguns dados, o usuário também será informado com a data e o horário para fazer a retirada.

A diretora salienta que o usuário que pegou algum livro no início da pandemia e não tem disponibilidade de devolvê-lo presencialmente, não sofrerá qualquer prejuízo, podendo fazê-lo quando as atividades voltarem totalmente ao modo presencial.

Para fazer frente às necessidades impostas pelo ensino remoto, a UFMG investiu na aquisição de plataformas de e-books. O sistema de bibliotecas assinou quatro plataformas de e-books contendo livros de cunho científico, técnicos, literários para atendimento às necessidades informacionais. A ferramenta também está disponível no catálogo on-line. Assim que o usuário encontrar o título de interesse, deve selecionar a opção ‘e-book’ e terá acesso à obra.

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcelo Duarte (edição de imagens), Naiana Andrade (edição de conteúdo), Antônio Soares, Pexels.com e Pixabay.com (imagens)