Curso sobre biopolítica terá início no fim de setembro

​Andityas Costa Matos, da Faculdade de Direito, e o espanhol Francis Collado vão conduzir as aulas; eles também assinam livro recém-lançado sobre o tema

A biopolítica, a crítica da razão neoliberal e seus desdobramentos estão entre os assuntos tratados no curso Introdução à biopotência, que será ministrado, em quatro sessões, pelos professores Andityas Soares de Moura Costa Matos, da Faculdade de Direito da UFMG, e Francis García Collado, das universidades de Girona e Barcelona, na Espanha.

As aulas serão aos sábados, das 16h às 18h. A primeira delas, no dia 25 de setembro, abordará A genealogia do paradigma biopolítico: das escolas clássicas a Foucault. A sessão seguinte, no dia 2 de outubro, versará sobre O debate contemporâneo: biopolítica em Hardt & Negri, Agamben e Mbembe.

No dia 9 de outubro, o assunto será A razão médico-farmacêutica neoliberal: bioarztquia, alopolítica e nootropia. A aula de encerramento, no dia 16, terá como tema Para além da biopolítica: biopotência e bioemergência.

As inscrições custam R$ 200, mas são oferecidas bolsas, mediante preenchimento de formulário específico, para pessoas afrodescendentes, indígenas, transsexuais, economicamente vulneráveis e participantes de organizações comunitárias e movimentos sociais. Mais informações serão enviadas por e-mail aos inscritos.

.
Livro contribui de forma original para o debate sobre biopolíticaEditora Sobinfluência / Divulgação

Livro: articulações e contradições
Andityas Matos e Francis Collado lançaram, neste mês de setembro, o livro Para além da biopolítica, pela editora Sobinfluencia. Segundo os autores, a obra oferece contribuição original aos debates sobre biopolítica, que se desenvolvem há décadas em campos tão diversos como a bioética, a filosofia política, a neurociência e a ontologia – hoje tensionados no contexto da pandemia.

Em sua abordagem, os professores partem do complexo paradigma de biopolítica desenvolvido por Michel Foucault, Giorgio Agamben, Roberto Esposito e Michael Hardt & Antonio Negri, tendo em conta suas múltiplas articulações e contradições.

O livro pode ser adquirido por R$ 48, no site da editora.

Os autores
Andityas Soares de Moura Costa Matos é doutor em Direito e Justiça pela UFMG. Realizou estágio pós-doutoral em Filosofia do Direito na Universidade de Barcelona e é também doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra. É porfessor de Filosofia de Direito na UFMG. É autor de Filosofia radical e utopias da inapropriabilidade: uma aposta an-árquica na multidão (Fino Traço, 2015), entre outros livros.

Francis García Collado é doutor em Filosofia pela Universidade de Barcelona e fez estágio pós-doutoral em Filosofia e Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás (UFG). Leciona Filosofia e Psicologia nas universidades de Girona, da Catalunha, de Barcelona, todas na Espanha, e outras europeias. É coautor, com Andityas Matos, de O vírus como filosofia/A filosofia como vírus: reflexões de emergência sobre a covid-19 (Glac, 2020).

Matheus Espíndola

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/curso-sobre-biopolitica-tera-inicio-no-fim-de-setembro