Biblioteca Central reabre espaços de estudo em meados de outubro

Biblioteca Central oferecerá 80 lugares para estudo, sendo 9 deles cabines. Não será permitido estudo em dupla ou em grupo. É necessário agendar a utilização dos espaços de estudo em sistema on-line a ser divulgado no início de outubro. Foto: Cleide Vieira / Biblioteca Central UFMG

Com o avanço da UFMG para a etapa 2 do Plano para o retorno presencial, foi definida, em reunião da diretoria do Sistema de Bibliotecas, a reabertura dos espaços de estudo da Biblioteca Central (BC) a partir do dia 18 de outubro. “Esses espaços estarão abertos para toda a comunidade da UFMG regularmente cadastrada no Sistema de Bibliotecas, com todas as regras de biossegurança respeitadas, como uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Será necessário agendar a utilização dos espaços de estudo da BC, em sistema próprio a ser divulgado no início de outubro”, esclarece Kátia Lúcia Pacheco, diretora da Biblioteca Universitária (BU).

A diretora sugeriu, ainda, que as demais bibliotecas da UFMG avaliassem, com os diretores das unidades onde estão instaladas, a possibilidade de reabertura dos seus respectivos espaços de estudo, de acordo com as condições locais. O usuário precisa, então, enviar um e-mail para a biblioteca da unidade onde estuda, para checar essa informação. Os contatos podem ser encontrados na aba ‘Bibliotecas’, no menu principal do site da Biblioteca Universitária.

Cleide Vieira, chefe da Biblioteca Central, afirma que recebe demandas de alunos da graduação e, sobretudo, da pós-graduação, para reabrir os espaços de estudo da BC. “Atendi, no agendamento de empréstimo e devolução, um aluno que está com dificuldades de se concentrar em casa nos estudos, diante das demandas do filho pequeno. Situação semelhante é vivenciada por outros estudantes que não têm, em casa, ambiente propício aos estudos. Percebemos, com a pandemia, que é possível realizar muitos serviços de forma remota, mas o ambiente de estudo da biblioteca é insubstituível”, enfatiza Cleide.

A chefe da BC pontua que, com o devido espaçamento de 1,5 metro entre as mesas, a Biblioteca tem 80 lugares disponíveis, sendo 9 deles cabines de estudo. “Importante ressaltar que só poderá estudar um aluno por mesa e por cabine. Não será permitido estudo em dupla ou em grupo. Como todos sabem, será obrigatório o uso de máscara e, além disso, o uso do bebedouro será restrito para encher as garrafas de água que os próprios usuários trouxerem de casa”, destaca.

Em termos de adaptações do espaço, além do distanciamento das mesas, haverá a disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes e, na portaria da Biblioteca Central, um totem aferirá a temperatura dos usuários. Além disso, o controle do número de pessoas que utilizarão os espaços será feito por meio do agendamento on-line, em sistema próprio que está sendo analisado pela Biblioteca Universitária. “Divulgaremos esse sistema no início de outubro, para que os usuários possam fazer o agendamento antes da abertura dos espaços de estudo. A princípio, esses locais serão abertos apenas para a comunidade da UFMG regularmente cadastrada no Sistema de Bibliotecas. O serviço de guarda-volumes também será retomado, porque não é permitida a entrada com mochila e bolsa na biblioteca”, conclui Cleide.

Os espaços de estudo da Biblioteca Central serão abertos nas segundas-feiras, das 8h às 12h, e nas quartas, das 14h às 18h, podendo haver ampliação, conforme demanda. A Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no quarto andar da BC, também retomará agendamento para consulta ao acervo em outubro, com o mesmo sistema on-line que será utilizado pela Biblioteca Central e seguindo as mesmas regras, dias e horários. O agendamento será destinado apenas à comunidade acadêmica da UFMG. Os demais espaços e acervos da BC permanecem fechados.

Treinamentos sobre as plataformas de e-books e bases de dados do Portal Capes continuarão on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. Outros serviços como treinamento para calouros, emissão de nada consta e pagamento de multa também permanecerão remotos. Além disso, empréstimos e devoluções continuam a ser feitos mediante agendamento, seguindo as instruções já estabelecidas anteriormente.

Empréstimo e devolução

O agendamento de empréstimo é exclusivo para usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG e contempla apenas o empréstimo domiciliar de obras disponíveis no catálogo on-line. Para solicitá-lo, após clicar no título da obra de interesse, basta apertar a opção “Solicitação de Empréstimo”, que aparecerá no canto inferior direito da tela. Será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato, via e-mail, para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

Preferencialmente, é agendado o empréstimo de obras não disponíveis nas quatro plataformas de e-books assinadas pela Biblioteca Universitária. “Pedimos ao usuário a gentileza de conferir a disponibilidade da obra de interesse nessas plataformas – que dão acesso por tempo ilimitado ao livro eletrônico –, antes de agendar o empréstimo do livro físico”, sugere Kátia.

A renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução, enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

Biblioteca Central reabre espaços de estudo em meados de outubro