Mudanças de navegação e livros eletrônicos são as novidades da atualização do catálogo on-line

catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFMG foi atualizado para uma versão mais moderna, que além de responsiva (adaptável a todos os tipos de tela) e acessível, facilitará a gestão dos dados referentes aos empréstimos nas bibliotecas e disponibilizará, em breve, livros eletrônicos de todas as áreas do conhecimento.

Na página de início, o usuário terá acesso, além da caixa de buscas, a uma série de informações sobre dúvidas frequentes relacionadas ao universo das bibliotecas. “Para fazer o login no catálogo, basta clicar no botão ‘Entrar’, no topo direito da tela, e inserir as informações solicitadas. Caso haja algum problema nesse primeiro acesso, basta cadastrar nova senha, contendo quatro a 20 caracteres numéricos, por meio do botão ´Esqueci ou trocar senha – Primeiro acesso’ “, explica Jacqueline Pawlowski, do Setor de Tecnologia da Informação da Biblioteca Universitária (BU). O tutorial com as explicações necessárias está disponível em vídeo.

Outra mudança trazida pela nova versão do catálogo é a própria forma de realizar consultas sobre o acervo. Na página inicial, após digitar o termo de pesquisa e clicar na lupa, abre-se uma nova tela cujo menu lateral esquerdo oferece várias possibilidades de refinamento da busca, como a escolha da unidade de informação, do tipo de obra (dissertações, teses, livros, e-books), do ano de publicação, entre outras alternativas. A reserva de exemplares também foi modificada e agora está disponível no menu esquerdo que se abre ao clicar no exemplar pesquisado.

Mais informações sobre o acesso aos e-books serão divulgadas no site da Biblioteca Universitária assim que esse novo recurso for liberado.

Fonte: Biblioteca Universitária da UFMG