Biblioteca da ECI realiza treinamento sobre ferramentas de pesquisa e gestão bibliográfica nesta quinta-feira (29)

Atividade acontecerá em auditório da Escola de Ciência da Informação. Inscrições devem ser feitas via e-mail

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar. É necessário se inscrever via e-mail.          Foto: Lucas Braga/UFMG

Nesta quinta-feira (29) acontece, no auditório Adriana Bogliolo da Escola de Ciência da Informação (ECI), treinamento sobre ferramentas de pesquisa e gestão bibliográfica. O curso é aberto à comunidade acadêmica da UFMG e as inscrições devem ser feitas via e-mail bibliotecaetelvinalima@gmail.com.

Na parte da manhã, das 9h ao meio-dia, serão apresentados os recursos da plataforma de busca de citações científicas Web of Science e da plataforma Journal Citation Reports – JCR, que permite avaliar e comparar periódicos utilizando dados de citações extraídos de mais de 22 mil periódicos acadêmicos.

No período da tarde, das 14h às 18h, o treinamento será sobre a base de busca e análise de patentes Derwent Innovation Index e sobre o gerenciador bibliográfico Endnote Online.

Serão emitidos certificados de participação.

Sobre as plataformas

Web of Science (WOS):  base de busca de citações científicas que indexa mais de 22 mil revistas científicas, desde 1945, e conferências de todas as  áreas  do conhecimento, com atualização diária.

Journal Citation Reports-JCR:  plataforma que permite avaliar e comparar periódicos utilizando dados de citações extraídos de mais de 22 mil periódicos acadêmicos. Contemplam mais de 3 mil editores de cerca de 80 países. Mostra os periódicos mais citados  e  que possuem maior impacto em uma determinada do conhecimento.

Derwent Innovation Index (DII): base de busca e análise de patentes. Fornece as informações necessárias para fundamentar as decisões mais precisas sobre propriedade intelectual e tecnologia.

Endnote Online: software de gerenciamento bibliográfico que pode ser utilizado por usuários da Web of Science. Permite a criação de biblioteca personalizada de referências na nuvem. Através de plugin instalado no MS Word, também faz a formatação automática de citações e bibliografias diretamente no texto, utilizando mais de mil estilos bibliográficos pré-carregados.

Endnote Click: economiza tempo acessando PDFs de texto completo com o plug-in instalado  no navegador. Além disso, cria repositório on-line dos artigos encontrados.

TREINAMENTO EM FERRAMENTAS DE PESQUISA E GESTÃO BIBLIOGRÁFICA
DATA: 29/05/2025
HORÁRIO: 9h às 12h e 14h às 18h
LOCAL: Auditório Adriana Bogliolo – ECI
INSCRIÇÕES VIA E-MAIL: bibliotecaetelvinalima@gmail.com

Fonte: Biblioteca Universitária da UFMG