Errata é elemento pré-textual não obrigatório e é prevista na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR nº 14.724:2011.
Para saber como fazê-la com facilidade, apresentaremos os métodos mais fáceis e difíceis no que se refere ao TCC.
A errata deve estar logo após a folha de rosto, sendo apresentada em papel avulso ou encartado, adicionada ao trabalho após impresso. A palavra “Errata” deve constar do topo da página, centralizada, com fonte Arial ou Times New Roman e tamanho 12.
Agora, iremos aproveitar para ver as respostas para as principais dúvidas dos estudantes sobre a errata.
Primeiro: o que é a errata e qual é a sua função?
A errata é um elemento opcional, sendo necessária ao se verificar erros após a impressão do seu trabalho de conclusão de curso (TCC).
Segundo: Quando devo fazer a errata?
É importante utilizar a errata se você verificar, após a impressão de seu trabalho acadêmico, que há determinados erros que precisam de ser corrigidos, caso contrário, haverá comprometimento de sua monografia.
Terceiro: Em que local deve ser inserida?
A errata deve estar logo após a folha de rosto, sendo apresentada em papel avulso ou encartado, adicionada ao trabalho após impresso.
A palavra “Errata” deve constar do topo da página, centralizada, com fonte Arial ou Times New Roman e tamanho 12.
Note-se que, preferencialmente, os itens da errata devem ser ordenados com algarismos arábicos para agilizar a consulta. Para mais detalhes, veja a norma ABNT NBR 14724:2011.
Modelo de errata
A errata deve indicar o erro e qual sua correção. É importante seguir as regras determinadas pela ABNT, especialmente se a errata for necessária em um trabalho acadêmico.
A norma estabelece que a errata seja inserida logo após a folha de rosto do trabalho. Ela deve ser elaborada em folha A4 avulsa, contendo as seguintes informações:
- título e subtítulo do trabalho;
- natureza do trabalho (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido);
- nome do autor;
- se já tiver sido aprovado pela banca examinadora, deve ser incluída também a data de aprovação e o nome, titulação e assinatura dos componentes da banca, bem como suas instituições;
- o erro (ou erros) e sua correção.
Como exemplo, a errata pode ser expressa da seguinte forma:
Página: 18
Linha: 12
Onde se lê: afim de
Leia-se: a fim de
Entendeu a importância da errata e como elaborá-la? Lembre-se que ela só deve ser usada quando não houver mais tempo de corrigir o documento antes da entrega.
3 Replies to “ O que é uma errata? Como fazê-la?”
Comments are closed.