Agora é possível anexar, dentro da própria plataforma, o documento para o qual está sendo solicitada a ficha, sem a necessidade de enviá-lo via e-mail para as bibliotecas
A ficha catalográfica é um conjunto padronizado de dados produzido pelos bibliotecários para descrever uma publicação, facilitando sua posterior localização nas bibliotecas. Todo trabalho de conclusão de curso, tese e dissertação precisa dessa ficha, cuja confecção deve ser solicitada via catálogo on-line.
Com atualizações recentes nesta plataforma, agora é possível anexar o documento para o qual a ficha catalográfica está sendo solicitada dentro do próprio catálogo, otimizando o processo.

Instruções
Acesse a página catálogo on-line e clique no ícone ‘Entrar’
Informe seu código de usuário e senha e clique em ‘Acessar’ (caso você não se lembre do código, dentro do próprio catálogo estão as orientações sobre ele)
No menu lateral esquerdo, selecione a o item ‘Solicitações’
Em seguida, selecione a opção ‘Ficha Catalográfica’
Será exibido um formulário para preenchimento com os dados do documento para o qual se deseja solicitar a ficha catalográfica
Preencha os campos solicitados, conforme descrito abaixo:
- Selecione a biblioteca responsável pelo atendimento da solicitação;
- Informe o título do trabalho e as palavras-chave;
- Preencha os campos com as informações da folha de rosto, resumo e introdução;
- Indique as páginas da bibliografia e o total de páginas do documento;
- Marque a opção de ilustrações, caso o trabalho as contenha;
- Informe um e-mail de contato válido;
- Ao final, anexe o arquivo PDF contendo o texto completo do trabalho.
Após o preenchimento, clique em ‘Gravar’. O sistema enviará automaticamente um e-mail com os dados da solicitação para a biblioteca selecionada.
Fonte: Biblioteca Universitária da UFMG










