Tá aí um assunto delicado de falar: o olhar crítico sobre o que a gente mesmo escreve. Escrevemos um texto, jogamos as palavras no papel e achamos que tá tudo certo para ser publicado. Só que não é bem assim. Você precisa deixar o seu texto descansar e depois ler ele com carinho.

Só para você ter uma ideia, este texto que estou escrevendo agora terá que ser revisado e editado algumas vezes. Muita coisa terá que ser corrigida e/ou mudada. Talvez muito do que escrevi não fará (ou fará) muito sentido quando eu sentar para ler ele de novo. E é por isso que a revisão e edição existem.

O principal objetivo da revisão e da edição é deixar apenas aquilo que é interessante para quem for ler o seu texto. Muitas vezes não queremos mexer nas nossas escritas por causa de uma coisinha que também mexe comigo: o ego.

A verdade é que nos apegamos muito ao que escrevemos.

Temos que entender, de uma vez por todas, que escrever é pensar na gente, mas também nos outros. E muitas vezes isso não é fácil. Principalmente quando mandamos nossos textos para outras pessoas dizerem o que acharam.

Aí é só receber alguma crítica ou sugestão que dói. Mas é pro nosso bem. É pra melhorar a nossa escrita.

E hoje você vai saber como olhar pro seu texto com um olhar menos apegado.

Revisar e editar

Tradicionalmente, o editor tem o poder de alterar o texto e sugerir alterações. Já o revisor apenas revisa – dá aquela limpada – questões que envolvem ortografia e gramática, preparando o texto para a publicação.

Mas você pode (e deve!) ser o seu próprio revisor e editor. Isso ajuda a treinar o seu olhar sobre o que você mesmo escreve.

Revisar o seu texto é tão importante quanto escrever o seu primeiro esboço. A cabeça de quem escreve é divida em duas metades: a primeira, é focada na criação. Já a segunda se volta para a edição. Quando escrevemos, temos que deixar fluir.

Não fique parando de escrever com medo de que o seu texto não está bom ou fazendo julgamentos. É muito necessário que você evite pausar toda hora em que estiver escrevendo e ler cada pequeno detalhe. Isso acaba causando um bloqueio e paramos de escrever.

Na revisão é preciso virar a chave. É aí que você irá aumentar o seu senso crítico, com um olhar mais atento, se perguntando: será que isso está bom? Será que isso é bobagem? Você verá que existirão padrões, repetições que poderão ocorrer ao longo do seu texto.

É aí que eu uso uma técnica bem simples e efetiva: o buscador de palavras do Google Docs ou de qualquer outro editor de texto. Funciona da seguinte forma: você deve localizar e identificar a sonoridade do seu texto e procurar por repetições de palavras.

Leia em voz alta e se pergunte: qual é o som que está repetitivo? Quais estruturas estão parecidas? Aí é só pesquisar as palavras ou os sons que estão mais presentes.

 

6 Dicas para escrever, revisar e editar um texto

  1. Antes de fazer qualquer alteração no que você escreveu sem ficar se julgando demais, deixe o texto descansar. De preferência, escreva em um dia e deixe para revisar no dia seguinte. Isso vai ajudar muito você a ver o que escreveu com um olhar fresco e sem vícios.
  2. Encontre o seu próprio estilo de escrita internamente, mas saiba justificá-lo. Entenda quais são as regras e aplique-as ao seu favor. Dica: leia livros, artigos, ou os textos do blog da Criatilha. Tem várias dicas de livros e conteúdos para ajudar você nessa.
  3. Desenvolva uma visão crítica sobre o que se é escrito. O que as pessoas irão pensar após ler o meu texto? Onde ele será publicado? Olhe pare ele e procure enxergar qual é o seu potencial. Todo texto pode ter um.
  4. Seja mais objetivo para garantir autenticidade. Às vezes você terá que reescrever os seus textos e tá tudo bem com isso. É prática.
  5. Cuide com clichês, é muito fácil começar a escrever e acabar caindo no senso comum. Não esqueça do final do seu texto; ele não pode acabar “do nada”.
  6. Criar bons títulos é questão de treino do seu olhar. Uma dica legal é escolher três elementos aleatórios presentes no seu texto para criar o título. Ah, e deixe essa parte por último, depois de terminar de escrever.

 

Bônus: ferramentas super úteis para revisar e editar seus textos

A ferramenta mais útil ainda é a leitura e a prática de escrever. Mas aí estão algumas ferramentas bem interessantes que podem te ajudar no processo de revisar e editar seus próprios textos:

Dicionário criativo

Segundo o próprio site, o Dicionário Criativo é uma ferramenta para desenvolver ideias e encontrar a melhor maneira de expressá-las. Ele é o primeiro dicionário pensado especificamente para pessoas criativas. Além de fornecer o significado das palavras, o seu objetivo é ajudar escritores, jornalistas, publicitários, roteiristas, compositores, blogueiros, estudantes e tradutores no momento em que estão produzindo seus textos.

Copyscape

Se você quer saber se alguém está plagiando os seus textos ou se você também está fazendo o mesmo, o Copyscape é uma ótima ferramenta gratuita para checar isso. É possível ver também se há algum conteúdo duplicado e se seus artigos são originais.

Conjugação

Deu branco ao conjugar o verbo “haver”? O conjugação.com.br é uma ferramenta online para conjugar todos os verbos regulares e irregulares da língua portuguesa. A gente sabe que pode dar um branco e é por isso que este site existe.

Language tool

O Language Tool é um corretor ortográfico e gramatical disponível para o português brasileiro (finalmente). Ele é um pouco bagunçado, mas dá aquela ajudinha esperta na hora do desespero. E ainda é totalmente gratuito. Vale o teste.

Saber como revisar e editar seus textos é um super processo de autoconhecimento. Você começa a se entender melhor pela escrita e pela forma como costuma ler o seu texto.

E outra coisa que você precisa saber: ninguém é perfeito. E por mais que existam algumas regras a serem seguidas, como saber bem a gramática, conjugação e outras que aprendemos nas aulas de Português, cada escrita tem a sua forma.

Pessoas têm formas diferentes de escrever. Se inspirar nos seus autores preferidos é legal, mas não fique obcecado em escrever da mesma forma. Abrace a sua escrita única.

Confia no teu taco e na tua escrita. E aceite os erros que virão.

A escrita é um exercício constante de lapidação das nossas ideias. E para poder revisar e editar, lembre-se: você precisa escrever. ?

Como é o seu processo de revisão e edição?

Como revisar e editar seus textos