Ainda que os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos tenham indicado um foco de resiliência, a onda global de erosão constitucional e democrática ainda está de pé. Bancos de dados sobre a qualidade da democracia, do Estado de Direito e dos direitos humanos mostram que o decaimento é uma tendência tanto no caso de democracias consolidadas como de democracias que recentemente passaram por transições. Enquanto autocracias e regimes híbridos consolidados ainda se mantêm, assim como golpes acontecem, processos mais sutis de deterioração têm evoluído juntamente com o uso de práticas autoritárias comuns e renovadas em Estados passando por erosões democráticas.
Temos testemunhado ataques à mídia tradicional, agressões as liberdades acadêmica e de expressão, coerções sobre universidades e a emergência do anti-intelectualismo, restrições a direitos de populações LGBTQI+, não observância de direitos ligados a gênero e outras minorias, decomposição de direitos sócio-econômicos por meio de políticas neoliberais, ataques a instituições constitucionais, abuso de emendas e substituições constitucionais, co-optação de autoridades judiciais e procuradores, ataques cibernéticos e mal uso de novas tecnologias – a lista de ferramentas para restringir a democracia constitucional é vasta.
A partir deste pano-de-fundo, a Série de Seminários em Constitucionalismo e Democracia da UFMG busca criar um fórum online de debates acadêmicos atuais, intensos e interativos. A série de eventos dá oportunidade para que pesquisadores sêniores, em emergência e de carreira inicial discutam, da perspectiva de uma análise constitucional comparada, as principais preocupações e desafios que afetam as atuais ordens constitucionais ao redor do globo. Os seminários são uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) e do grupo de pesquisa DigitalConst (UFMG, Brasil), com o apoio da Seção Brasileira da ICON-S, do Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG, do GNET (UFMG, Brasil), do Centro de Estudos Jurídicos Transnacionais e Comparados (UFMG, Brasil), do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA, Brasil), do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU, Brasil), da Universidade de Brasília (UnB, Brasil) e da Associação Brasileira de Filosofia Política e Direito Constitucional (ABFPDC, Brasil).
As datas específicas e links de cada seminário estarão na página do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG (https://pos.direito.ufmg.br).
Todos os eventos ocorrerão via Zoom e YouTube na língua inglesa.
Juntem-se a nós!
Emilio Meyer e Tímea Drinóczi (UFMG, Brasil).