Textos científicos e acadêmicos têm um monte de expressões em Latim que nem sempre a gente sabe o significado e muito menos como usar. Veja aqui as expressões latinas mais usadas, seus significados e quando usar.
Vindas de um elitismo que impregnava (e em algumas áreas ainda impregna) o conhecimento científico, as expressões latinas estão no meios dos textos para confundir os mortais desse e de séculos anteriores que não tiveram aulas de latim na escola.
Atualmente o uso dessas expressões está em declínio. Já tenho visto textos publicados recentemente em inglês e em português que não fazem mais uso das expressões latinas. Mas em textos mais antigos elas aparecem muito.
Nesse post vou explicar o significado e o uso das expressões que ainda são muito usadas, e dar a tradução das que são menos usadas para que ninguém fique perdido quando estiver lendo.
Apud
Apud é uma das expressões latinas mais usadas, e, boa parte das vezes, de forma errada.
Ela significa “citado por”. É usada quando uma citação foi obtida por fonte secundária. Isto é, quando a citação (direta ou indireta) não foi retirada do texto original, mas do texto de outro autor. Saber seu significado ajuda muito a identificar qual citação vem antes e qual vai depois do apud.
Et al.
Et alii, em português “e outros”, é muito mais usado na sua forma abreviada “et al.“. Pode ser usado tanto no corpo do texto quando nas referências bibliográficas (para a ABNT) para suprimir autores.
In
Não vem do inglês, mas do latim, embora o significado seja o mesmo: “em“. É usada nas referências bibliográfica quando um texto é parte de um livro. Muito usado para livros que são compostos por artigos de autores diferentes.