Cantinho Literário
-
Diálogos entre Direito & Literatura: Medida por Medida
Shakespeare: de longe, o maior autor da língua inglesa; por muitos, tido como o maior escritor de todos os tempos. O motivo? Como todo grande gênio das letras, o bardo…
-
Direito & Literatura: O Alienista
Clássico da literatura brasileira, este texto de Machado de Assis continua sendo, cento e trinta anos depois de sua publicação original, uma das mais devastadoras observações sobre a insanidade a…
-
Diálogos entre Direito & Literatura: O prisioneiro, de Erico Veríssimo
Envolvido numa guerra fratricida em terra estrangeira, um tenente prestes a voltar a seu país presencia uma cena dramática: uma bomba destrói o bordel onde ele estava poucos momentos antes…
-
O segundo e último sexo
Sexo frágil que não foge a luta Analisar a condição feminina nos remete forçosamente ao pensamento de Simone de Beauvoir… afinal não se nasce mulher, mas se torna uma. A…
-
Direito & Literatura: PARCIALIDADE DO JUIZ EM “MEDIDA POR MEDIDA”
Shakespeare fez um trabalho surpreendente ao unir direito e literatura. Sua crítica aponta falha que está deveras presente na sociedade brasileira quando o assunto é o juiz: a parcialidade. RESUMO:…
-
Literatura digital
Qual a diferença da literatura digital para a literatura tradicional? Literatura digital é aquela obra literária feita especialmente para mídias digitais, impossível de ser publicada em papel, pois utiliza ferramentas…
-
Sextou!!! O nome da rosa
Durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano italiano, paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. O frei Guilherme de Baskerville é, então,…
-
DIREITO E LITERATURA A LINGUAGEM JURÍDICA, O ACESSO À JUSTIÇA E O PROCESSO KAFKANIANO
A utilização de uma linguagem jurídica hermética empregada pelos operadores do direito acaba por difundir barreiras e segregações aos indivíduos que procuram os tribunais a fim de tutelar seu bem…
-
HUMANIZAÇÃO E DIREITOS DOS ANIMAIS: A LUZ DA OBRA VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS
Vidas secas é reconhecidamente o mais importante livro de Graciliano Ramos e um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Graciliano Ramos nasceu em 1892, no interior de Alagoas, e…